Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ari Dias/AEN
Agro

Paraná consolida liderança na produção e exportação de carne de frango em 2023

Estado alcança marca histórica na produção semestral e mantém posição de destaque como principal exportador do Brasil. Veja a posição de SC e do RS.

Gazeta do Povo
por  Gazeta do Povo
19/12/2023 15:33 – atualizado há 9 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Ao encerrar o ano de 2023, o Paraná reafirma sua posição de liderança na produção e exportação de carne de frango, registrando a maior produção semestral da história. O estado, reconhecido como o principal exportador do país, comercializou 1,778 milhão de toneladas entre janeiro e outubro de 2023. Esse número expressivo coloca Santa Catarina em segundo lugar, com 903 mil toneladas, seguido por Rio Grande do Sul (616,4 mil), São Paulo (246,1 mil) e Goiás (195,6 mil toneladas).

No primeiro semestre do ano, as exportações paranaenses de frango já apresentavam quase o dobro do segundo colocado, Santa Catarina, que registrou 545,5 mil toneladas (alta de 7,44%), enquanto o Paraná alcançou a marca de 1,073 milhão de toneladas. Fábio Mezzadri, do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema Faep/Senar, projeta que a liderança consolidada do Paraná deve se manter nos próximos anos, considerando o aumento de 70% nas exportações de carne de frango desde 2012 e a expectativa de ampliação dos números com novos mercados e valorização do produto.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram abatidas 532 milhões de unidades de frango de abril a junho de 2023, totalizando 1,07 bilhão no primeiro semestre, um recorde para o período. As projeções para a produção nacional de carne de frango em 2024 indicam um volume aproximado de 16 milhões de toneladas, superando as 15,44 milhões previstas para este ano. Mezzadri destaca que o Paraná lidera com mais de 34% de toda a produção do país, indicando uma região preparada para os desafios futuros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE