Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Onda de calor extremo: Descubra o que está por trás desse fenômeno no país

Termômetros ultrapassaram a marca dos 40ºC em diversos estados neste final de semana.

NSCTotal
por  NSCTotal
24/09/2023 19:53 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Neste final de semana os termômetros registraram mais de 38ºC em vários estados do país, deixando a população preocupada com as causas desse fenômeno e sua possível recorrência. Especialistas afirmam que essa condição incomum durante a transição do inverno para a primavera é resultado do fenômeno climático El Niño e do aquecimento global.

— O calor extremo que afetou o país persistirá durante a primavera, embora não seja tão intenso como o atual, devido a um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias em algumas regiões, conforme explicado por Gilvan Sampaio, coordenador-geral de Ciências da Terra do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico, tem sido apontado como um dos principais fatores que contribuem para o agravamento da onda de calor no Brasil. Esse fenômeno climático afeta o país de maneiras distintas: no Sul, aumenta a frequência das chuvas, enquanto no Nordeste intensifica a estiagem e provoca condições mais secas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE