Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Nutrição e Educação Física da URI desenvolvem projeto de pesquisa Interdisciplinar

Projeto de pesquisa é sobre o “Impacto do Exercício Físico e a Intervenção Nutricional em praticantes de basquete sobre rodas”.

Secom URI
por  Secom URI
20/10/2022 17:06 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Os cursos de Nutrição e Educação Física da URI estão desenvolvendo um projeto de pesquisa sobre o “Impacto do Exercício Físico e a Intervenção Nutricional em praticantes de basquete sobre rodas”. A iniciativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade, aborda avaliações do estado nutricional e orientações de educação alimentar e nutricional, desenvolvidas pela bolsista Jordana Rzeznik Rodrigues, com orientação da professora e coordenadora do Curso de Nutrição, Vivian Zanardo.

O Curso de Educação Física, por sua vez, é responsável pela aplicação das sessões de treino da modalidade de basquetebol em cadeira de rodas, bem como avaliação das capacidades físicas (flexibilidade, força, resistência aeróbia e velocidade). O bolsista Jonatan Racoski esteve até agosto à frente das atividades que serão assumidas pelo acadêmico Matheus Klein até 2023. A orientação está sendo feita pelos professores Alessandra Dalla Rosa da Veiga, Coordenadora do Curso, e Bruno Faleiro, que é o professor responsável pelas atividades esportivas do projeto.

Através do conhecimento do perfil nutricional dos participantes da pesquisa, será possível identificar o estado nutricional e hábitos alimentares, dados que podem estar relacionados com o aumento do rendimento para este esporte e melhorias da qualidade de vida.

Com isso, segundo os professores, espera-se que os participantes melhorem seu condicionamento físico e, consequentemente, tenham mais resistência e consigam realizar as atividades do seu dia a dia com mais facilidade e melhorar sua performance desportiva.

Os professores e bolsistas salientam que a alimentação saudável e o estado nutricional adequado, bem como um bom condicionamento físico, colaboram na prevenção e promoção da saúde e qualidade de vida da população.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE