Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Nova rodada de chuva forte e temporais é esperada nesta quinta-feira no sul do país

Metade Norte do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina terão alto risco de chuva intensa e temporais nesta quinta.

Metsul
por  Metsul
15/11/2023 20:27 – atualizado há 4 minutos
Continua depois da publicidadePublicidade

A chuva persiste e, em algumas áreas, deve aumentar nesta quinta-feira no Sul do Brasil com a formação de novas áreas de instabilidade sobre a região e que devem atingir em especial o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina com chuva forte e volumosa, além do risco de temporais isolados.

E a chuva segue nesta quinta no Rio Grande do Sul e se concentra na Metade Norte, onde no decorrer do dia devem ser esperadas pancadas localmente fortes a torrenciais com altos volumes em curto período e risco de alagamentos em alguns pontos. Pode chover muito forte a intensamente em períodos do dia nesta quinta em pontos do Noroeste, Alto e Médio Uruguai, Planalto Médio e Serra. Há chance ainda de temporais isolados com raios, vento forte e granizo.

No Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul, ao contrário, o tempo firme predomina com nuvens, mas ocorrem aberturas de sol em várias cidades ao longo desta quinta. Por isso, aquece mais nesta quinta em cidades destas regiões. Os mapas que você confere a seguir mostram a tendência de chuva no Sul do Brasil nesta quinta para os turnos da madrugada, manhã, tarde e noite, de acordo com a saída das 12Z de hoje do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF).

Alerta laranja engloba as regiões Metropolitana, Norte, Noroeste, Serra e Litoral Norte e é válido até às 19h desta quinta-feira.

A MetSul reitera o seu alerta que volumes excessivos a extremos de chuva devem ser esperados até o sábado em parte do Sul do Brasil. Os acumulados muito altos de chuva devem levar a inundações, cheias de rios e enchentes. O quadro pode ser considerado de altíssimo risco e perigoso, considerando os volumes extremos e onde devem se dar, sobre algumas das principais bacias hidrológicas. 

A chuva excessiva se somará aos volumes já muito altos ocorridos nos últimos dias, o que agrava o risco de cheias. Os mais altos volumes devem se dar na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e no Sul do Paraná.

Veja a reportagem completa: https://metsul.com/quinta-feir...

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE