Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

No RS, 95 presos solicitaram auxílio emergencial

Apuração da Polícia Civil é feita depois de recapturar 207 foragidos que também pediram o benefício

GZH
por  GZH
23/06/2020 15:01 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Além de 207 foragidos recapturados na semana passada por terem solicitado o auxílio emergencial, a Polícia Civil fez outra apuração em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e descobriu que 95 detentos do sistema prisional gaúcho também solicitaram o benefício do Governo Federal. Os casos estão sendo encaminhados para a Polícia Federal (PF) investigar.

A chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, informou nesta terça-feira (23) que os 95 pedidos para receber os R$ 600 saíram de dentro das cadeias do Estado. O levantamento faz parte da Operação Lockdown, que localizou e prendeu os mais de 200 egressos do sistema prisional.

Reprodução

Nadine ressalta que um processo de investigação está sendo feito para confirmar se cinco desses presos teriam obtido pelo menos uma parcela do valor pago. São cinco criminosos detidos por homicídio entre julho do ano passado e março deste ano, sendo que quatro estão no Presídio Central e um na Penitenciária de Canoas.

— Um deles ainda deu o endereço do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF) para receber o benefício — ressalta Nadine.

O IPF fica no bairro Partenon, zona leste da Capital, e recebe detentos que têm algum tipo de transtorno psicológico.

A segunda parte da ação consiste em repassar todas essas informações para a PF investigar e encaminhar à Caixa Econômica Federal com o objetivo de cancelar qualquer tipo de pagamento.

Nadine diz que o monitoramento de pedidos já feitos, bem como outras solicitações desse tipo, irá continuar sendo feito por todos os departamentos da Polícia Civil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE