Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Mais de 150 propriedades em São Valentim estão sem água

Na maioria dos casos falta água até para o consumo humano. Prefeitura vai contratar caminhões pipas para suprir a demanda.

Julio Mocellin / AU Online
por  Julio Mocellin / AU Online
27/01/2023 11:47 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta sexta-feira (27) já são mais de 150 propriedades agrícolas que enfrentam a falta de água no município de São Valentim, no Alto Uruguai gaúcho. Agricultores que possuem tanque-reboque conseguem ficar menos dependentes do transporte que é feito de forma improvisada pela Secretaria de Agricultura do município. 

Foto: Fernando Genro/AU

O prefeito Claudimir Paniz aguarda o reconhecimento do Decreto de Situação de Emergência pelos governos do Estado e Federal, para contratar caminhões pipa e amenizar a demanda no transporte.

Os prejuízos causados pela estiagem aumentam a cada dia para produtores e também para a administração municipal. Quando os ganhos dos produtores rurais diminuem a receita do município despenca, diz o prefeito. 

Paniz, cita um relatório de técnicos da Emater apontando que mais da metade da safra de milho está perdida e nas áreas mais críticas, a plantação de soja está em situação idêntica em São Valentim.

Veja a matéria completa em vídeo logo abaixo: 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE