Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Política

Lula afirma que o presidente do Banco Central tem compromisso com o governo de Jair Bolsonaro

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária do BC manteve a taxa básica de juros em 13,75% ao ano

Redação O Sul
por  Redação O Sul
08/05/2023 08:53 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o chefe do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, “não tem compromisso com o Brasil”, mas, sim, com o governo de Jair Bolsonaro, que o indicou.

Lula disse ainda que, na visão dele, Campos Neto tem compromisso também “com aqueles que gostam de taxa de juros alta porque não há outra explicação”. O petista comparou a atuação de Campos Neto com a de Henrique Meirelles, que presidiu o BC nos mandatos anteriores de Lula.

“Duvido que esse cidadão [Campos Neto] tenha mais autonomia que o Meirelles teve. Só que o Meirelles tinha responsabilidade de ter um governo discutindo com ele, olhando as preocupações. Esse cidadão não tem”, disse Lula em entrevista no fim de semana.
“Ele não tem nenhum compromisso comigo, tem compromisso com quem? Com o Brasil? Não tem. Tem compromisso com o outro governo, que o indicou. Isso é importante ficar claro. E tem compromisso com aqueles que gostam de juro alto, porque não há outra explicação”, prosseguiu.

Ainda falando sobre a política de juros, Lula disse que “não bate” no BC como instituição, mas, sim, na política adotada pelo banco em relação à taxa de juros.

Na semana passada, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC manteve a taxa básica de juros em 13,75% ao ano. Essa é a maior taxa de juros do mundo em termos reais (ou seja, descontada a inflação de cada País).

Lula também criticou afirmações recentes de Campos Neto de que, para o País atingir a meta de inflação na casa dos 3%, teria que elevar os juros para algo próximo de 20%.

“Está louco? Esse cidadão não pode estar falando a verdade. Então, se eu como presidente não puder reclamar dos equívocos do presidente do Banco Central, quem vai reclamar? O presidente americano? Me desculpem, o Banco Central tem autonomia, mas não é intocável”, disse Lula.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE