Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
UFFS/Divulgação
Educação

Livro apresenta ensaios produzidos por mestrandos da UFFS

Artigos de acadêmicos do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas foram publicados na obra “Meritocracia e suas interfaces - diálogos interdisciplinares”, que será lançada no dia 8 de dezembro

Wagner Lenhardt/ Assessoria UFFS
por  Wagner Lenhardt/ Assessoria UFFS
28/11/2023 09:22 – atualizado há 13 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Como a meritocracia perpassa o debate sobre as questões estruturais da sociedade brasileira? Em que medida os discursos sobre os esforços individuais, diante de uma crescente desigualdade social, impactam na subjetivação dos indivíduos? Em uma sociedade pautada pela supervalorização do mérito e da dedicação particulares, aqueles que não ascendem socialmente é porque não se empenharam suficientemente? De que forma os marcadores sociais de raça, gênero, etnia e identidade afetam a mobilidade social das pessoas?

Estas e outras questões, discutidas ao longo do primeiro semestre de 2023 durante a disciplina de Educação, Meritocracia e Justiça Social no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim, foram organizadas e sistematizadas pelo professor Thiago Ingrassia Pereira no livro “Meritocracia e suas interfaces — diálogos interdisciplinares”, editado e publicado em novembro pela editora CirKula.

A primeira atividade de lançamento da obra, que contempla 15 artigos e ensaios, distribuídos em mais de 200 páginas, ocorreu no dia 18, em Porto Alegre, na Feira Fora da Feira, uma atividade promovida em paralelo à Feira do Livro de Porto Alegre. De acordo com Pereira, outras ações de apresentação e debate da obra deverão ocorrer nas próximas semanas. Na UFFS – Campus Erechim, o evento será realizado no dia 8 de dezembro, às 17h, no Auditório do Bloco A.
Para o professor e sociólogo responsável pela coletânea, a publicação deste livro representa um investimento intelectual na discussão de um assunto que perpassa todas as esferas sociais e que vem assumindo cada vez mais relevância no contexto brasileiro. 

“A meritocracia é um tema que ocupa espaços na agenda de pesquisas em Ciências Humanas. Fortemente assentada no imaginário social, a lógica meritocrática se constitui como a ideologia espontânea do capitalismo, nos termos do sociólogo Jessé Souza. Apresenta uma proposta com alta aderência pelo pensamento médio, mobilizando uma concepção de justiça naturalizada: cada pessoa tem o que merece”, observa Pereira.

Ao propor uma reflexão interdisciplinar a respeito da meritocracia, mobilizando áreas do conhecimento como a Educação, a Sociologia, o Direito e a Psicanálise, por exemplo, Pereira acredita que o livro cumpre o papel de fomentar a discussão, colocando em perspectiva possibilidades analíticas sobre um fenômeno social de largo alcance que, exatamente por estar naturalizado em grande medida na sociedade, mostra seu poder.

“Interessa aqui um debate exploratório, que abra o colóquio, que levante questões e apresente um conjunto de alternativas para o incremento do quadro teórico sobre a questão”, declara o pesquisador e professor dos programas de pós-graduação da UFFS - Campus Erechim.

Vinculada também ao Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES), a coletânea servirá de instrumento para conferir amplitude ao observatório de desigualdades regionais, uma das intenções manifestadas durante a fundação do GEPIEES. No grupo, explica Pereira, participam, além de professores e acadêmicos da UFFS, em regime de colaboração, pesquisadores de outras instituições de ensino.

“Em tempos de vertiginosa presença pública da literatura de autoajuda e crescimento exponencial de ‘palpiteiros’, inteiramente assentados na opinião e não no conhecimento, o popular coach, reafirmar a produção científica e rigorosa não é um elitismo, mas uma demonstração de compromisso com o investimento público no meio universitário”, avalia o sociólogo.

Após o lançamento de “Meritocracia e suas interfaces” em Porto Alegre, exemplares do livro estarão disponíveis na rede de bibliotecas da UFFS e também com acesso pela internet, através de livro eletrônico. A obra impressa pode ser adquirida no site da editora: https://livrariacirkula.com.br/produto/9788571500471.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE