Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

UFFS oferta Especialização em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

Curso gratuito abre inscrições nesta quarta-feira (29); são disponibilizadas 25 vagas

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
27/11/2023 11:22 – atualizado há 44 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim está lançando a Especialização em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos. O curso, gratuito, tem por objetivo geral a promoção da conscientização sobre a importância do tema e a formação/capacitação técnica e científica em planejamento e gestão de recursos hídricos.

O edital do processo seletivo já está publicado. As inscrições ocorrem de 29 de novembro a 3 de fevereiro. São ofertadas 25 vagas e os aprovados iniciam as aulas em março de 2024.

O curso de Pós-graduação Lato sensu em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos é direcionado para portadores de diploma de ensino superior, entre estes: profissionais inseridos nos diversos âmbitos da gestão de recursos hídricos, profissionais que desejam se capacitar para atuarem na área em questão, servidores públicos envolvidos nas questões relacionadas ao tema e profissionais da iniciativa privada com interesse na área.

As aulas serão ministradas entre terças e sextas-feiras, preferencialmente no período noturno, com possibilidade de oferta vespertina. Toda a carga horária das disciplinas serão presenciais, distribuídas entre aulas no Campus da UFFS e trabalho de campo.

Disciplinas do curso

Metodologia da Pesquisa; Climatologia e Hidrologia; Legislação Ambiental e Gestão de Recursos Hídricos; Geotecnologias aplicadas aos Recursos Hídricos; Geomorfologia e Geomorfologia Fluvial; Restauro e recuperação de matas ciliares; Qualidade da Água; Educação Ambiental e Recursos Hídricos; Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos; e Trabalho Final de Conclusão de Curso.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo e-mail sec.posgrad.er@uffs.edu.br, com o envio da documentação especificada no edital, disponível em https://www.uffs.edu.br/UFFS/atos-normativos/edital/gr/2023-0819.

Seleção
O processo seletivo será composto por duas etapas. A primeira etapa é composta pela inscrição e pelo Memorial Descritivo Documentado (etapa eliminatória e classificatória). A segunda etapa é a entrevista, em que participarão apenas os candidatos com a documentação corretamente enviada e que atingirem a nota 6 no Memorial Descritivo Documentado. A entrevista será realizada de forma síncrona, reunião virtual em tempo real, pela plataforma Google Meeting.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE