Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Lacen trabalha no final de semana para atender demanda de testes de coronavírus

Laboratório Central recebe cerca de 250 amostras por dia para testar coronavírus

govrs
por  govrs
22/03/2020 08:17 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Para intensificar o trabalho identificar ou descartar novos casos de coronavírus no Estado, o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) vai funcionar também aos finais de semana a partir deste sábado (21/3).

No fim da tarde desta sexta-feira (20/3), em transmissão ao vivo pela internet, o governador Eduardo Leite disse que a situação do coronavírus é séria e grave em todo o Estado e que a determinação de manter o laboratório em funcionamento constante tem o objetivo de “zerar a demanda de exames pendentes para a confirmação de casos do novo vírus”.

De acordo com a chefe do Lacen, Rosane Campanher Ramos, aos sábados e domingos o laboratório vai receber amostras de casos suspeitos e seguir com os trabalhos internos na seção de virologia, que é a responsável pelos testes do novo vírus.

O atendimento ao público pelos telefones de contato continua sendo somente de segunda a sexta. “Será uma equipe reduzida e restrita aos testes para otimizar o trabalho e colocar os resultados em dia, o que não é possível durante a semana em função dos telefonemas de outras demandas", explicou.

Segundo Rosane, por dia o Lacen está recebendo cerca de 250 amostras e consegue testar cerca de 150. A chefe do laboratório disse o número deve crescer na próxima semana e que o trabalho aos finais de semana vai continuar enquanto for necessário. “A meta é sempre começar a segunda-feira sem casos da semana anterior e tendo apenas os novos para testar”, projetou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE