Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde

Casos de coronavírus sobem para 71 no RS, aponta Secretaria Estadual da Saúde

Conforme o boletim divulgado pelo ministério, o país registrava ao todo 1.128 casos. Erechim continua com 3 casos confirmados.

GZH
por  GZH
21/03/2020 22:55 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os casos de coronavírus aumentaram para 71 no Rio Grande do Sul, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), neste sábado (21). 

Mais cedo, em coletiva de imprensa, o Ministério da Saúde havia informado que o RS tinha 60 casos confirmados. A SES ampliou à noite esse número com o total de casos confirmados neste sábado, dado não atualizado pelo ministério.

Conforme o boletim divulgado pelo ministério, o país registrava ao todo 1.128 casos. A pandemia está concentrada nos grandes centros, segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira. O total de mortes chega a 18 no país.

Oliveira comentou sobre a velocidade do avanço do coronavírus no Brasil:

— Estamos muito longe da curva da Coreia (do Sul), o aumento de casos está mais ativo, mas, na comparação com número de dias, estamos um pouco acima da Alemanha e bem abaixo da Itália. É cedo, se pudermos nos manter, seria o ideal, mas hoje esta é a nossa realidade.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, pediu na coletiva que a população colabore com as autoridades para deter a doença:

— A população tem que ter noção que não pode esperar só pelo governo. Cada um de nós vai precisar fazer a sua parte, com tranquilidade. Não adianta ter pânico, todo mundo sabe que quanto mais tempo se expor, mais vai diminuir a velocidade de controle da doença. Poderá faltar máscara? Poderá. Poderá faltar equipamento? Poderá. Mas estamos atentos para enfrentar a doença. Nenhum país consegue passar por essa pandemia sem dificuldade, e no Brasil não vai ser diferente. Vamos cumprir com as recomendações que estão sendo dadas.

O perfil dos novos casos no RS:

- Bagé: um caso (mulher, 51 anos)
- Bento Gonçalves: dois casos (mulheres de 69 e 70 anos)
- Carlos Barbosa: um caso (mulher, 39 anos)
- Estância Velha: um caso (uma jovem de 13 anos)
- Estrela: um caso (mulher, 20 anos)
- Lajeado: um caso (homem, 57 anos)
- Porto Alegre: seis casos (homens de 40, 68 e 74 anos e mulheres de 26, 44 e 47)
- Santa Maria: um caso (homem, 32 anos)
- Viamão: um caso (homem, 67 anos)

Na sexta-feira (20), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decretou calamidade pública no Estado e anunciou medidas mais duras de combate à pandemia, incluindo a proibição do transporte interestadual e a redução de 50% na capacidade dos ônibus intermunicipais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE