Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Alberto Estevez/POOL via Reuters/Direitos Reservados
Esporte

Justiça da Espanha concede liberdade provisória ao ex-jogador Daniel Alves

Em fevereiro, o ex-lateral foi condenado a quatro anos e meio de prisão por ter estuprado uma jovem em uma boate em Barcelona.

O Sul/CP
por  O Sul/CP
20/03/2024 12:03 – atualizado há 7 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Justiça da Espanha concedeu, nesta quarta-feira (20), liberdade provisória ao ex-jogador da Seleção Brasileira Daniel Alves, condenado por estupro em Barcelona. Para obter o benefício, ele precisa pagar fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões).

Se realizar o pagamento, Daniel terá que entregar os passaportes brasileiro e espanhol às autoridades. Também deverá comparecer semanalmente a um tribunal e manter 1 quilômetro de distância da vítima enquanto aguarda a sentença definitiva.

“O tribunal delibera, por maioria e com voto individual, acordar a prisão provisória de Daniel Alves, que pode ser evitada mediante o pagamento de uma fiança de 1.000.000 euros e, se o pagamento for verificado, e acordada a sua libertação provisória, a retirada de ambos os passaportes, espanhol e brasileiro, a proibição de sair do território nacional e a obrigação de comparecer semanalmente a este Tribunal Provincial, bem como quantas vezes for convocado pela Autoridade Judiciária”, diz a sentença da Justiça de Barcelona.

Em fevereiro, o ex-lateral foi condenado a quatro anos e meio de prisão por ter estuprado uma jovem em uma boate em Barcelona. A defesa do ex-jogador recorreu da sentença e, na sequência, pediu para que o brasileiro aguardasse a deliberação final em liberdade.

Daniel, que mudou várias vezes a sua versão sobre o caso em depoimentos durante o processo, nega que tenha havido agressão sexual.

A advogada de Alves, Inés Guardiola, argumentou que o atleta já cumpriu um quarto da pena que o tribunal impôs no final de fevereiro - o que, em caso de sentença definitiva, o habilitaria a começar a receber benefícios penitenciários - e afirmou que o brasileiro não fugiria.

A defesa propôs, ainda, possíveis medidas para facilitar a saída, como o depósito de uma fiança de 50.000 euros (54.000 dólares, 271.000 reais) ou a entrega dos dois passaportes do ex-jogador.

Alves, que estava na prisão e participou na audiência por videoconferência, declarou aos juízes que não fugiria caso obtenha a liberdade provisória e que acredita na justiça, apontaram as mesmas fontes.

Advogada da vítima denuncia uma “justiça para ricos” após autorização de liberdade

A advogada da vítima da estupro pela qual foi condenado Daniel Alves, Ester García, anunciou que vai recorrer da decisão do tribunal de Barcelona que autoriza a sua liberdade provisória se ele pagar a fiança de 1 milhão de euros, decisão que considerou uma "escândalo".

"Parece que está sendo feita justiça para os ricos", disse García em declarações à rádio catalã Rac 1. "É um escândalo que libertem uma pessoa que sabem que pode conseguir um milhão de euros como se fosse nada", acrescentou, garantindo que recorrerá da decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE