Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

JucisRS: Metaverso e licenciamento ambiental nos painéis do segundo dia

O advogado especialista em Licitações e Contratos, Cláudio Soares, abriu o segundo dia de palestras da 11ª edição da Jornada JucisRS de Interiorização

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
07/07/2023 14:12 – atualizado há 36 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O advogado especialista em Licitações e Contratos, Cláudio Soares, abriu o segundo dia de palestras da 11a edição da Jornada JucisRS de Interiorização, no Parque da ACCIE, em Erechim, nesta quinta-feira (6), com o painel “Governo, bem-vindo ao Metaverso!”, abordando as novas tecnologias que prometem alterar a realidade dos gestores municipais e estaduais.

Segundo Cláudio, o objetivo principal da tecnologia no governo é melhorar a vida das pessoas. “O cidadão precisa enxergar a transparência do gestor público”, disse Cláudio sobre a premissa da tecnologia aliada a este setor. Segundo ele, a melhoria das dinâmicas deste agente, a inclusão socioeconômica e a sustentabilidade ambiental são objetivos secundários a serem alcançados pela administração pública através da tecnologia.

O advogado apresentou o case de Uberlândia, primeiro município a utilizar o Metaverso em uma reunião, tendo como destaque a agilidade dos processos. Cláudio finalizou seu painel apresentando o exemplo da loja Walmart, experiência que promete ter um futuro promissor no ramo de atendimento aos seus clientes. Ainda neste âmbito, foi exibido o espaço da JucisRS no Metaverso, sistema que permitirá atendimento ao usuário 24 horas.

Parametrização

O painel "Parametrização dos Riscos das Atividades para Licenciamento no Integrador Estadual" foi apresentado pelo coordenador da Redesim, Silvio Ramão, e teve a participação, de forma presencial, da diretora de desenvolvimento de Novo Hamburgo, Nelvia Roselaine Pereira e, on-line, da assessora Jurídica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS (CEVS), Dora Valéria Bocchi Barlem, do analista de Sistemas do CEVS, Leandro Santos de Oliveira, e da engenheira civil, Isabel Beth.

Ramão apresentou a tabela de licenciamento, explicando o processo de preenchimento e os principais CNAES. O coordenador da Redesim disse que o tema do painel é útil para os agentes públicos voltados à parametrização de sistemas. “Existem diversas competências sobre a análise no meio ambiente e precisamos conhecer a análise de todos os órgãos estaduais e municipais", disse.

A assessora jurídica do CEVS, Dora Valéria, destacou o processo de realização do trabalho da Vigilância Sanitária para a elaboração da tabela de licenciamento, além da Portaria 192. "Nosso desafio foi o trabalho da rede de gestão pública para atender a rede privada de empreendedorismo", afirmou.

Já Isabel falou sobre as atividades realizadas pela Vigilância Sanitária para que o empreendedor possa abrir sua empresa com mais facilidade. "Ele pode iniciar suas atividades de forma imediata", afirmou.

O analista de sistemas, Leandro Santos de Oliveira, abordou o Sistema de Informação em Vigilância Sanitária (SIVISA), programa gratuito para os municípios, disponível de forma on-line 24h por dia. A ferramenta pode ser acessada de qualquer navegador, que tem por objetivo concentrar as informações de alvarás sanitários, controlar os relatórios de inspeção e analisar os dados informados pelos municípios. Ele destacou a integração do Sistema de Vigilância com outros órgãos do Estado que fazem o tratamento para a abertura de negócios.

A diretora de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, Nelvia Roselaine Pereira, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido no município em relação à Viabilidade Automática como Zoneamento, Endereçamento e Classificação das Atividades. Segundo ela, a JucisRS e a Redesim foram fundamentais neste processo e, hoje, a Redesim abrange 100% das cidades gaúchas.

A Jornada JucisRS de Interiorização conta com apoio da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo; OAB Rio Grande do Sul; Uniprime Cooperativa de Crédito; Villa Trentin, SEBRAE e Ervateira Cristalina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE