Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

11ª edição da Jornada JucisRS de Interiorização iniciou nesta quarta-feira (5)

Evento ocorre nos dias 5 e 6 de julho no Parque da ACCIE em Erechim, gratuitamente

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
05/07/2023 15:31 – atualizado há 38 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A 11a edição da Jornada JucisRS de Interiorização iniciou, na manhã desta quarta-feira (5), no Parque da ACCIE, em Erechim. O evento é promovido pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCIS-RS) e vai até amanhã (6). A Jornada JucisRS de Interiorização conta com apoio da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo; OAB Rio Grande do Sul; Uniprime Cooperativa de Crédito; Villa Trentin e SEBRAE.

Integração e troca de experiências

Na abertura, a presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JUCIS – RS), Lauren de Vargas, disse, de forma on-line, que a 11a edição da Jornada terá 14 paineis e 20 palestrantes, que este é um momento de aprender e trocar experiências sobre inovação, integração, desburocratização, simplificação, enfim, e muitos outros temas desafiadores para melhorias no ambiente de negócios e crescimento econômico do país

“Somente com integração de todos os órgãos, públicos e privados e do terceiro setor, permitirá a modernização do país, tornando mais ágil, menos burocrático, e mais competitivo. E por isso estamos unidos para fazer esta transformação cultural e tecnológica”, disse a presidente.

Trocar ideias e levar adiante informações

O coordenador da REDESIM, Silvio Ramão, disse que a Jornada é um evento de integração. “Buscamos juntar aqui o público ligado ao universo do empreendedor. Teremos agentes públicos que trabalham com licenciamento, registro de empresa, contadores advogados que prestam serviços para as empresas, fazer um debate saudável sobre desenvolvimento. Esta é uma boa oportunidade para ver os recursos disponíveis para legalização das empresas, pra retirar da informalidade. Temos tecnologias e facilidades para o empreendedor, o Tudo Fácil Empresas, que permite fazer o registro em até 10 minutos e já funciona em Erechim. Trocar ideias e entender como levar estas informações para o seu município, como tirar proveito destas vantagens”, disse

Selo – valorização da mulher e combate à violência

A diretora da Escola JUCIS – RS, Priscila Buhler, abordou o selo “EmFrente, Mulher” de responsabilidade social uma iniciativa interinstitucional do governo do Estado do Rio Grande do Sul, em que várias instituições se reuniram para criar um selo de responsabilidade social para as empresas.

“O selo é conferido as empresas que têm algum programa, projeto ou ação contínua para valorização das mulheres e, principalmente, no enfrentamento da violência contra a mulher. Todo mês de março será aberto a possibilidade de inscrição para o selo”, comenta ela.

Segundo Priscila, neste momento, o que as empresas podem fazer é se informar sobre os 26 requisitos e se adequar para que em março elas possam obter este selo. “O MEI precisa atender somente dois critérios. Outro, por exemplo, é ter algum canal de divulgação dos números da Delegacia da Mulher, ter espaço para amamentação, ter jornada de trabalho flexível quando a mulher for vítima de violência”, comenta.

“Este espaço é muito importante porque o empreendedorismo pode salvar vidas, de uma mulher e de uma família, é uma responsabilidade social que as empresas também podem abraçar e que salva vidas. O empreendedorismo pode sim salvar vidas, ele modifica a vida das pessoas”, ressalta a Priscila Buhler.

Câmara - apoio a iniciativas que trazem conhecimento

O presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Bento, disse que o Poder Público está sempre à disposição da comunidade e que apoia iniciativas como a 11ª Jornada JUCIS-RS, que trazem conhecimento para o desenvolvimento de Erechim. “Parabéns e contem sempre com a Câmara de Vereadores”, afirma ele.

Muita programação para trocar experiências e informações

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, ressaltou que a 11ª Jornada JucisRS de Interiorização é um evento importante para as empresas e terá dois dias intensos, com muita programação. 

O secretário destacou que Erechim foi o 5º município do Estado a implantar o Tudo Fácil Empresas e que a Junta comercial tem sido muito parceira do município. “Programação para fazer muito networking, trocar experiências e informações, com muito conhecimento. Esta jornada em Erechim já é um sucesso”, disse o secretário.

Aproximar Estado e município

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse que o evento vai reunir representantes de mais de 190 cidades do Estado e que é uma programação muito importante, porque aproxima o Estado do município. “E isso faz com que tenhamos pontes e elos mais fortes, o que é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do município”, disse o prefeito.

“A 11ª Jornada JucisRS de Interiorização é relevante porque ela traz melhorias contínuas em processos de inovação e produção, do empreendedorismo, mostrando como os nossos empreendedores podem ser mais ágeis e responder mais rapidamente as demandas que temos”, observa o prefeito Polis.

O prefeito Polis explica que inovação é colocar produtos e serviços à disposição das pessoas, com eficiência, custo adequado e na hora que é necessário. “Erechim tem 16,5 mil CNPJs ativos e, destes, mais da metade (8 mil) são de MEIs. A nossa cidade tem um dinamismo empresarial, com micro, pequenas e grandes empresas, e, por isso, precisamos cada vez mais oferecer qualificação e capacitação, estar próximos das empresas para ver onde acontecem os problemas para agilizar soluções. O Poder Público precisa funcionar na mesma velocidade da iniciativa privada, isso é muito importante para o município crescer. E Erechim é e continua parceiro para trazer aqui quem for para melhorar as condições de vida da nossa população”, destaca o prefeito Polis.

Programação XI Jornada JUCISRS de Interiorização

5 de Julho de 2023

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura Oficial + Selo Em Frente Mulher: uma iniciativa Gaúcha

9h – Registro de sociedades: JucisRS, OAB e Cartórios

10h – Oficinas de Instrumentos Societários: empresas limitadas

11h – Empreendedorismo Feminino

14h – Redesim e o Tudo Fácil Empresas

15h – Como destinar seu IRPF aos Fundos da Criança e do Idoso

16h30 – Mobilidade Urbana e cidades inteligentes

17h30 – Sala do Empreendedor: o espaço para seu negócio

6 de Julho de 2023

8h30 – Credenciamento

9h – Governo, bem-vindo ao Metaverso!

10h – Parametrização dos riscos das atividades para licenciamentos no integrador Estadual

14h – Estratégia de Governo Digital no âmbito Estadual e Municipal

15h – Startup Legal

16h30 – Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo

17h30 – A retomada econômica e as novas oportunidades para investir no RS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE