Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Ipiranga do Sul: Prefeito decreta situação de emergência por causa da estiagem

Conforme levantamento da Emater o prejuízo no município está estimado em R$ 39 milhões

Fonte Agência de Jornalismo
por  Fonte Agência de Jornalismo
17/02/2023 15:00 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Após o levantamento de dados das propriedades prejudicadas pela estiagem, a prefeitura de Ipiranga do Sul decretou situação de emergência nas áreas afetadas do município.

Segundo o relatório emitido pela Emater-RS Ascar, são grandes as perdas dos produtores ocasionadas pela falta de chuva. 

Secretaria de Agricultura de Ipiranga do Sul

O decreto municipal Nº 1555, assinado pelo prefeito Marco Antonio Sana, justifica que a decisão tomada foi em virtude de que a quantidade de chuvas dos últimos meses, foi muito abaixo da média histórica do município para o mesmo período, resultando em diversos prejuízos econômicas e sociais, embora o governo municipal tenha realizado esforços para minimizar os efeitos da seca.

Conforme levantamento da Emater-RS Ascar, o prejuízo no município está estimado em R$ 39.881.683,69. 

Entre os agravantes da situação de anormalidade estão a redução em relação à expectativa inicial das atividades, sendo 50% na cultura do milho, 30% na cultura da soja, 20% na cultura do feijão e 18% na produção do leite. Além disso, também há falta de água para consumo humano e animal na área rural e urbana.

O parecer da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil foi favorável em relação à declaração da situação de emergência. O decreto é válido para as áreas comprovadamente afetadas classificadas e codificadas como Estiagem, COBRADE 1.4.1.1.0, conforme Portaria Nº 260/2022 – MDR, de 02 de fevereiro de 2022.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE