3652 VAGAS
Inscrições para novo CNU começam em 2 de julho
Neste ano, cargos foram distribuídos em nove blocos temáticos, com oportunidades para níveis superior e intermediário; taxa de inscrição é de R$ 70
O certame vai selecionar novos servidores para 32 órgãos da administração pública federal. Ao todo, serão ofertadas 3.652 vagas, sendo 2.480 para preenchimento imediato e outras 1.172 para provimento a curto prazo, após homologação dos resultados.
As inscrições ficarão abertas até 20 de julho, com pagamento da taxa — no valor de R$ 70 — permitido até o dia 21. A cobrança é única por bloco temático, permitindo que o candidato concorra a diferentes cargos dentro de um mesmo eixo de atuação, com a definição de uma lista de preferência.
O concurso será realizado em duas fases: prova objetiva e discursiva.
A prova objetiva está marcada para o dia 5 de outubro, em 228 municípios do país. Já a prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro, apenas para os classificados na primeira etapa.
A convocação para a segunda fase ocorrerá em 12 de novembro, mesma data em que será feita a convocação para confirmação de cotas e pessoas com deficiência. A previsão de divulgação da primeira lista de classificação é 30 de janeiro de 2026.
A organização e execução do CPNU 2 estará sob responsabilidade da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que cuidará do recebimento das inscrições, das etapas de prova e da divulgação dos resultados. Já a banca organizadora será a FGV.
A pasta ressalta que o modelo de concurso unificado, criado em 2023, busca ampliar a transparência, padronizar critérios de seleção e aumentar a diversidade regional e social do serviço público.
Neste ano, os cargos foram distribuídos em nove blocos temáticos, com oportunidades para níveis superior e intermediário.