Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

I Jantar Baile com Porco Desossado Assado na Grelha é realizado em Quatro Irmãos

Foi um encontro de familiares e de amigos em volta de um cardápio tradicional da culinária italiana.

Assessoria da PM de Quatro Irmãos
por  Assessoria da PM de Quatro Irmãos
18/10/2022 11:04 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Comunidade de Rio Padre se encaminha para fechar o primeiro centenário de nominação enquanto capela. Suas raízes estão onde um dia foi o território da antiga Fazenda Quatro Irmãos, que no início do século 20 – a partir de 1911 -, sediou o projeto de ocupação da Colonization Association (JCA) ou ICA, com o propósito de assentar imigrantes judeus que viviam em situação de risco na região Leste da Europa, no século 19. 

A condição de capela foi alcançada em 1926; com a chegada dos descendentes de imigrantes italianos, ligados à Igreja Católica Romana; e os descendentes de imigrantes alemães (Evangélicos) com sua sede social e religiosa na região mais alta do Polígono D, do outro lado do Rio Padre. 

No jantar foi notada a presença de famílias alemãs que ainda residem no Vale do Rio Padre, antes da confluência com o Rio Erechim.

Neste sábado (15), à noite, tudo isso significou apenas boas lembranças das famílias pioneiras do lugar. Alguns descendentes estavam entre os integrantes da equipe de preparação da recepção para mais de 350 convidados. 

Os convites foram distribuídos com antecedência, mas a realidade do que era preciso fazer para atender com a antiga tradição do lugar, chegou com a manhã de sábado. 

Aí despertou mais uma vez o espírito comunitário e várias famílias convergiram para assumir os preparativos e preparar como nos bons tempos, a sede para as boas-vindas e o atendimento consagrado.

Os números eram suficientemente elevados para não preocupar. Afinal, era o I Jantar Baile com Porco Desossado Assado na Grelha. 

Um evento com nome de impacto, para marcar a retomada das atividades sociais com força, depois do final da Pandemia da Covid-19, que fez tudo parar com os decretos sanitários isolamento social e outras prescrições. 

O presidente Danilo Portigliotti adiantou que o segundo evento já está marcado para o próximo ano no final da primeira quinzena do mês de outubro.

Na preparação de tudo, mais de 50 pessoas – vindas de outras comunidades, porque apenas oito famílias continuam associadas – e muitas tarefas. 

Uma tradição do lugar ao longo dos anos foi a excelência em carnes variadas. 

E a marca foi garantida: foram preparados 9 porcos desossados e assados aos cuidados do Cássio e do Marcos; mais de 70 kg de coxa e sobrecoxa de frango e linguiça, tudo acompanhado de perto numa churrasqueira das antigas, por cento, com muitas histórias de churrascadas assadas no capricho. 

Desta vez era a equipe do Cristiano; saladas variadas e pão do Jorge. Na animação do baile a banda “Som Dançante”, que apresentou um acordeonista dos bons; um artista nato e de grande futuro pelo domínio do instrumento apesar de garoto.

No preparo das saladas Dona Otília Lorenzetti – uma referência consagrada do Rio Padre – e uma destacada equipe de mulheres, entre elas: a Elzira, Irma, Nice e outras. Ela circulava entre a cozinha e o salão principal; ora ajudando o marido Lorenzetti na comercialização das fichas de bebidas ou conversando com os mais jovens. 

O prefeito Giovan Poganski e a esposa Cristiane Nava foram prestigiar e felicitar a organização pela promoção em Rio Padre. O prefeito tem suas origens no lugar, com seus pais ainda residindo nas proximidades da sede.

Na Administração Municipal ele tem sido um incentivador contumaz de eventos nas sedes das comunidades do interior do município, administrando programas de incentivo, notadamente para as pequenas propriedades, e motivando à realização de promoções sociais e esportivas. 

Rio Padre é uma região com destacada representação política nos Legislativos de Quatro Irmãos e Jacutinga.

Quando a noite chegou todos os espaços foram ocupados - como ressaltou o presidente Danilo Portigliotti - 

“vendemos 340 ingressos para pessoas sentadas visando o conforto dos nossos associados e visitantes”.

Aos poucos os convidados foram chegando de vários lugares do entorno da sede social e religiosa, do município de Quatro Irmãos e municípios vizinhos. 

Foi um encontro de familiares e de amigos em volta de um cardápio tradicional da culinária italiana. 

Todos pareciam estar em casa. Afinal, em todas as cidades vizinhas de Quatro Irmãos e Jacutinga, municípios que dividem a área compreendidas pela comunidade, alguém tem um pé em Rio Padre, seja pela ligação familiar com os pioneiros ou pela amizade e recordação dos tempos que aquela região era povoada, no final da primeira metade do século 20.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE