Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

HST promove Desfile Maria Helena para fortalecer autoestima de pacientes oncológicos

Homens e familiares de pessoas em tratamento, também participaram do desfile, mostrando a importância da família e do cuidado da autoestima durante o tratamento contra o câncer.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
09/11/2022 16:19 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) promoveu, na tarde desta quarta-feira (9) na Rua Itália ao lado da Instituição de Saúde, mais uma edição de um desfile de moda com pacientes oncológicos. O evento contou com a presença do prefeito e vice de Erechim, Paulo Polis e Flávio Tirello.

A atividade integrou as ações do Outubro Rosa e do Novembro Azul, e nesse ano, também contou com homens, familiares de pessoas em tratamento, como filhos e parceiros, que participaram do desfile, mostrando a importância da família e do cuidado da autoestima durante o tratamento contra o câncer. O desfile de modas teve o apoio da loja Calli Modas.

Homenagem

O evento ganhou o nome de “Desfile Maria Helena”, em homenagem a Maria Helena Nunes, que por muitos anos foi responsável pelo faturamento do hospital e atualmente era responsável pelos serviços de apoio, mas infelizmente faleceu vítima de um câncer em 2022. Ela foi uma das idealizadoras da edição do desfile na rua realizada no ano passado.

Conforme destacou o prefeito, a iniciativa do Santa visa reforçar a importância no cuidado da autoestima. “A força e a determinação de mulheres e homens que enfrentam o tratamento contra o câncer foram as grandes protagonistas desse evento. A ideia foi mostrar a questão da valorização da autoestima, que as pessoas mesmo que estejam em tratamento oncológico não podem perder esse brilho. Esse foi um grande evento de valorização da vida”, destaca Paulo Polis.

A psicóloga clínica da FHSTE, Luana Fontanella também lembra a paciente oncológica Terezinha Braciak, já falecida, que foi uma das idealizadoras da ação. “A Terezinha infelizmente não está mais aqui para colher os resultados da sua ideia que só foi aprimorada pela equipe e pacientes do hospital. Hoje, estarmos aqui, para trazer esse tema tão importante à tona nos emociona e nos faz lembrar de cada um que deu sua contribuição para que pudéssemos celebrar a autoestima, a força, a coragem e a determinação de todos”, finaliza a psicóloga clínica do Santa.

Prevenção

A iniciativa do Hospital Santa Terezinha é também um convite para a sociedade se vestir com aquele que é o principal papel no cuidado pessoal com a saúde: a prevenção.

Na passarela especialmente preparada para os modelos que abrilhantaram a tarde, 25 pacientes e seus familiares desfilaram em alusão à conscientização ao câncer com looks montados especialmente para enaltecer a força que permeia todo o caminho do tratamento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE