Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Grupo de danças folclóricas alemãs de Três Arroios realiza 1º encontro de ex-integrantes

O encontro foi realizado no Clube Grêmio Tresarroiense e a programação contou com almoço de confraternização, projeção de fotos e danças de integração relembrando os tempos do grupo.

Redação Au Online
por  Redação Au Online
25/08/2022 13:15 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

No domingo, 21 de agosto, aconteceu o 1º Encontro dos ex-integrantes do grupo de danças folclóricas alemãs de Três Arroios. 

O encontro foi realizado no Clube Grêmio Tresarroiense e a programação contou com almoço de confraternização, projeção de fotos e danças de integração relembrando os tempos do grupo.

O grupo folclórico de danças alemãs, chamado na língua alemã de “GRÜNENTAL VOLKSTANZ GRUPPE,” foi criado em 1993, por Amélia Baldin Zahner, quando então era Secretária de Educação e Cultura do município de Três Arroios.

Teve como objetivo, resgatar a cultura alemã no município, uma vez que este, colonizado em 1917, havia sido fundado especificamente por alemãs estrangeiros e seus descendentes.

Divulgação

Este grupo tornou-se entidade jurídica em 1997, e estava ligado a Casa da Juventude de Gramado SC, a qual era a sede de todos os grupos folclóricos alemãs do Brasil. Também faziam parte de uma associação regional (AGAUV) Associação dos municípios do Alto Uruguai e Santa Catarina.

Entre as atividades eram desenvolvidas as danças folclóricas e as festas tradicionais dos grupos da associação regional, chamadas de VOLKSTANZFEST, foram realizadas em Três Arroios três VOLKSTANZFEST. Além das danças eram realizados teatros e brincadeiras folclóricas.

O grupo contava com as categorias Mirim, Infantil, Infanto – juvenil, Adultos e Senhoras.

Na culinária foram promovidos vários eventos como o Café Colonial e a Festa da Torta alemã, com isso, foi incentivado a produção e o consumo da cuca alemã, tanto assim que hoje a cuca alemã é muito procurada nas festas de Três Arroios.

O grupo sempre buscou divulgar o nome do município, através dos eventos em que participava destacando: Oktoberfest de Blumenau com apresentação de danças; duas vezes participou da Festa Nacional da Uva em Caxias do Sul; excursão à Porto Alegre para visitação à pontos turísticos da capital e apresentação de danças; encontro Nacional de Grupos Folclóricos em Ijuí onde obtivemos vários prêmios; festa da Mandioca em São José do Hortêncio; festa do Morango em Feliz; festa da Bergamota em São Sebastião do Caí; apresentação em quase todos os municípios do Alto Uruguai e vários outros, sempre com sucesso e muita alegria.

Em 2010 o grupo foi extinto por falta de recursos financeiros, uma vez que sua sustentação vinha dos poucos recursos oriundos das promoções que o grupo organizava.

O encontro foi permeado de muita alegria, recordações, danças e homenagens. 

Os participantes resolveram homenagear Amélia Baldin Zahner pela criação e coordenação do grupo de danças folclóricas alemãs durante tantos anos, sempre com muita dedicação, comprometimento e amor à dança. 

Ficou decidido que no 3º final de semana do mês de agosto, os ex-integrantes das diferentes categorias de danças do grupo farão um encontro de confraternização.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE