Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Governo do RS autoriza escolas a serem pontos de vacinação de crianças contra covid-19 e pólio

Governador Ranolfo coordenou a reunião do Gabinete de Crise desde o Palácio Piratini

Lucas Barroso/Ascom SPGG
por  Lucas Barroso/Ascom SPGG
24/08/2022 18:19 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A reunião do Gabinete de Crise do governo do Estado, coordenada pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, nesta quarta-feira (24/8), definiu que as escolas públicas e privadas poderão ser mais um local de vacinação de crianças contra covid-19 e pólio no Rio Grande do Sul.

A medida foi autorizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e está liberada para iniciar a partir de 31 de agosto. O principal motivo para a ampliação dos pontos é a baixa cobertura vacinal de crianças, entre 5 e 11 anos, contra a covid-19. Conforme dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), 68% desse público tomou a primeira dose e apenas 47%, a segunda.

Em relação à pólio, o reforço nos pontos de vacinação é necessário devido à campanha nacional de combate à doença, que está em vigor em todo o país até o dia 9 de setembro. Até o momento, 150 mil crianças receberam a tradicional gotinha, o que representa 27% do total das crianças de 1 a 4 anos.

“Nossa missão é levar a vacina onde está o público que precisa ser vacinado. Neste caso, sempre com a anuência dos pais e das mães. Esperamos que as escolas se mobilizem e recebam as equipes da Saúde de braços abertos para esta nova etapa da campanha”, disse a secretária da SES, Arita Bergmann.

São parceiros na ação, a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Estadual de Educação, Sindicato do Ensino Privado (Sinepe), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação e o Ministério Público do RS.

Outras informações sobre os locais e escolas serão divulgados nos próximos dias.

Sistema 3As

Outro tópico tratado na reunião do Gabinete de Crise foi o Sistema 3As e o cenário da covid-19 no Estado. A situação hospitalar no RS é de redução no número de internados. Embora não tenham sido emitidos Avisos nem Alertas, o governo permanece ativamente monitorando os dados relativos à pandemia.

• Na semana, a média móvel de casos confirmados apresenta redução de 7,6%. Com isso, a incidência semanal de casos no Estado é 134,3 casos por 100 mil habitantes.

• Na semana, o número de internados suspeitos e confirmados diminuiu em 71, sendo uma redução de 65 em leitos clínicos e um decréscimo de 6 em UTI.

• O número de internados em leitos clínicos, suspeitos e confirmados, é de 466, apresentando uma diminuição de 12,2% quando comparado à semana passada.

• O número de internados em UTIs, suspeitos e confirmados, é de 137, valor 4,2% menor em comparação à semana passada.

• Foram incluídos 90 óbitos na semana, uma média de 12,9 por dia, representando uma redução de 15,1% em relação à média móvel de uma semana atrás.

• A taxa de ocupação hospitalar das UTIs adulto no RS é de 88%, sendo de 93,0% no SUS e de 79,3% na rede privada.

• Status da Vacinação (% da população residente):

88,3% pelo menos uma dose

81,6% esquema vacinal completo

57,4% dose de reforço

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE