Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Severiano de Almeida/Divulgação
Cidade

Governo do Estado homologa implantação do Susaf em Severiano de Almeida

Conquista impactará nos negócios realizados por agroindústrias do município

Prime Comunicação
por  Prime Comunicação
26/10/2023 14:16 – atualizado há 45 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma conquista inédita para o agronegócio de Severiano de Almeida! Neste mês, o município teve pela primeira vez, a homologação da implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).

A homologação é concedida pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Governo do Estado. A mesma permite aos estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção Municipais (SIM) e que estejam engajados neste Sistema, o comércio em todo o território do estado do Rio Grande do Sul, o que só caberia àqueles registrados na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) por meio do Serviço Estadual de Inspeção (CISPOA).

Para que os municípios obtenham, de forma voluntária a adesão a este Sistema, é necessário comprovar que o mesmo esteja regulamentado, estruturado e ativo nos termos do Decreto Estadual 55.324/20 e a Instrução Normativa n° 24/2020.

A homologação é uma conquista para o município, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valmor Lazarin. “A partir de agora nossos produtores terão a oportunidade de buscar novos mercados em todo o Estado. Certamente é um importante passo para nossa agricultura”, ressalta.

“A adesão ao Susaf premia um trabalho que vem sendo desenvolvido por várias pessoas e dentre elas podemos incluir a busca incessante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a equipe Municipal e Regional da Emater/RS-Ascar que não mediu esforços para que isso se concretizasse. A primeira reunião ocorreu em meados de 2021 e de lá pra cá muitos foram os trâmites realizados até que se culminasse com a adesão. Com esta homologação, ganha o município, os produtores das agroindústrias e também se abrem as portas para novos investimentos no setor”, destaca o chefe do escritório municipal da Emater/RS - Ascar de Severiano de Almeida, Genuir Luis Denega.

O prefeito, Milto Vendruscolo também enfatiza a conquista que Severiano de Almeida passa a ter. “É uma porta se abrindo para o fortalecimento do nosso produtor rural. Nossa equipe trabalhou de forma intensiva para que esta homologação acontecesse e certamente trará muitos benefícios ao município”, completa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE