Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Política

Governo argentino convoca Congresso para discutir impeachment de membros da Suprema Corte

Desde o início de seu mandato, em dezembro de 2019, Fernández diz querer reformar o poder judiciário, sobretudo a Corte Suprema.

O Sul
por  O Sul
13/01/2023 09:45 – atualizado há 10 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo da Argentina convocará sessões extraordinárias do Congresso para discutir o impeachment de membros do Supremo Tribunal de Justiça, entre outras medidas, disse a porta-voz presidencial nesta quinta-feira (12). Gabriela Cerruti, porta-voz presidencial, disse em entrevista coletiva que as sessões extraordinárias acontecerão de 23 de janeiro a 28 de fevereiro.

O presidente Alberto Fernández está tentando o impeachment de quatro membros da mais alta Corte do país, depois de travar um confronto com o Judiciário no mês passado sobre uma decisão para conceder mais verbas estatais à cidade de Buenos Aires, que é governada pela oposição.

A coalizão governista peronista precisaria de, pelo menos, dois terços dos votos em ambas as casas do Congresso Nacional para atingir sua meta, mas o patamar não deve ser alcançado depois que o governo perdeu vagas no Parlamento nas eleições de meio de mandato em 2021.

O chefe de Estado acusou a Corte Suprema de “invadir arbitrariamente as esferas das competências exclusivas e excludentes dos demais poderes” do Estado. Também considerou esta “uma decisão política no ano eleitoral”, em referência às eleições gerais de outubro, nas quais o prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, é um dos presidenciáveis da oposição de direita.

Em resposta, o prefeito da capital acusou Fernández de querer “romper a ordem constitucional”. “O kirchnerismo quer passar por cima das leis e mudar o árbitro, que numa república como a nossa é a Justiça.”

A coalizão de oposição Juntos pela Mudança, que inclui o prefeito, já havia anunciado sua rejeição ao processo de impeachment.

Desde o início de seu mandato, em dezembro de 2019, Fernández diz querer reformar o poder judiciário, sobretudo a Corte Suprema de Justiça da Nação Argentina. Ele segue a linha de que o Judiciário se tornou “grande demais” e “intrometido demais” ao atingir outras esferas de poder do Estado Democrático de Direito.

Pesquisa

Segundo uma pesquisa de meados de 2022, mais de 78% dos argentinos têm uma opinião “negativa” ou “muito negativa” sobre o funcionamento da Justiça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE