Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Gaúcho com suspeita de febre maculosa recebe alta

O resultado do exame para detectar a doença deve ser divulgado na próxima quarta-feira

Redação O Sul
por  Redação O Sul
07/07/2023 07:41 – atualizado há 52 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com suspeita de febre maculosa, o gaúcho John de Andrade, de 32 anos, recebeu alta do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, na tarde de quarta-feira (5). Ele prossegue o tratamento com o antibiótico Doxiciclina e o antialérgico Hixizine.

O resultado do exame para detectar a doença deve ser divulgado na quarta-feira (12). Morador do bairro Fátima, em Canoas, na Região Metropolitana, o criador de conteúdo digital viajou para Bonito, no Mato Grosso do Sul. Ele retornou ao Rio Grande do Sul no dia 30 de junho. Com fortes dores na cabeça e no corpo e manchas avermelhadas na pele, procurou atendimento médico e foi hospitalizado.

John contou que voltou ao Estado com um carrapato ainda vivo colado na perna, sem perceber. Ele viu o animal ao tomar banho. Após retirar o carrapato da pele, colocou o animal em um pote e o entregou ao Hospital Moinhos de Vento para ser encaminhado às autoridades sanitárias.

“As manchas avermelhadas estão sumindo, secando, devido ao tratamento com antibiótico e antialérgico. As dores de cabeça e no corpo já estão bem mais moderadas, leves”, disse o influenciador digital em entrevista ao Portal O Sul.

A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada de carrapatos. Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas e paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE