Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

RS mantém vigilância sobre casos de febre maculosa

No RS, febre maculosa não oferece risco em área urbana.

Texto: Ascom Seapi e Ascom SES
por  Texto: Ascom Seapi e Ascom SES
15/06/2023 22:02 – atualizado há 19 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O governo do Estado, por meio das secretarias da Saúde (SES) e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), está monitorando os casos da febre maculosa no Rio Grande do Sul. A doença, causada por bactérias do gênero Rickettsia, pode acometer humanos e animais e sua transmissão se dá pela picada de carrapatos infectados.

Em nota conjunta divulgada na noite desta quinta-feira (15/6), a SES e a Seapi reforçam que a forma potencialmente letal de febre maculosa nunca foi registrada no Estado. De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, entre 2007 e 2022, foram confirmados 17 casos, sem nenhum óbito. Até o momento, em 2023, não há confirmação de casos.

É importante ressaltar que no Brasil existem dois tipos de febre maculosa. Um deles, com alto potencial de letalidade, é causado pela espécie Rickettsia rickettsii; o outro, mais brando e não-letal, é causado pela espécie Rickettsia parkeri. A forma potencialmente letal ocorre principalmente na região Sudeste do Brasil e, eventualmente, no Paraná. São Paulo concentra a maioria dos casos letais, em que as pessoas apresentam febre e manchas hemorrágicas pelo corpo.

Apesar de comum em quase todo o Brasil, o carrapato Amblyomma sculptum, chamado de carrapato-estrela e que transmite a febre maculosa, por questões climáticas, não é encontrado no Rio Grande do Sul. No Estado, a transmissão da doença está associada a outras espécies de carrapatos do gênero Amblyomma, encontradas em animais silvestres e, ocasionalmente, em cães e gatos.

No Rio Grande do Sul a febre maculosa não tem perfil de ocorrência em área urbana. A maior parte dos casos foi registrada em pessoas que frequentaram áreas de mata densa, trabalhando ou fazendo atividades de caça e trilha.

Além disso, o carrapato bovino (Rhipicephalus microplus) não apresenta qualquer risco de transmitir a doença para o ser humano. O carrapato do cão (Rhipicephalus sanguineus), comum nas áreas urbanas, também não tem sido considerado como vetor relevante da febre maculosa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE