Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Política

Filho de brasileiros, deputado republicano George Santos é detido nos EUA

Santos, que admitiu ter mentido sobre seu currículo, é acusado de fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos

Redação O Sul
por  Redação O Sul
10/05/2023 15:06 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

Filho de brasileiros, o deputado republicano dos Estados Unidos George Santos foi detido nesta quarta-feira (10), informou o Departamento de Justiça norte-americano.

Santos, que admitiu ter mentido sobre seu currículo, é acusado de fraude, lavagem de dinheiro e roubo de fundos públicos. Indiciado por 13 acusações, ele se entregou em um tribunal de Nova York, segundo autoridades locais.

O político, de 34 anos, foi eleito deputado nos EUA em novembro do ano passado pelo Partido Republicano. Sua eleição chamou a atenção por ele ser o primeiro republicano abertamente gay a concorrer e conquistar um assento na Câmara do país.

Logo após sua eleição, no entanto, o jornal The New York Times e outros meios de comunicação revelaram que o parlamentar de origem brasileira havia inventado quase todos os aspectos da sua vida pessoal e profissional.

Na terça-feira (9), promotores federais dos EUA apresentaram acusações criminais contra ele, pela primeira vez desde que o caso veio à tona. Até então, ainda não havia passado para a esfera judicial.

Uma comissão da Câmara dos Deputados dos EUA também investiga as acusações. Santos já reconheceu que mentiu, mas disse que não renunciaria ao mandato.

Segundo o The New York Times, ele pode ser liberado caso pague fiança e se comprometa a comparecer à Justiça quando solicitado.

Entre outras alegações, Santos disse ter diplomas da Universidade de Nova York e do Baruch College, apesar de nenhuma das instituições ter registro da sua frequência. Ele alegou ter trabalhado no Goldman Sachs e no Citigroup, o que também não é verdade.

O brasileiro também disse falsamente que era judeu e que seus avós escaparam dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Santos, que se identifica como gay, também não revelou que foi casado com uma mulher por vários anos. O relacionamento terminou em 2019.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE