Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Bruno Pitt
Cidade

Festival de Dança de Erechim segue com apresentações, oficinas e palestras

Evento já teve a participação de mais de 200 estudantes de Escolas Municipais

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
03/11/2023 11:33 – atualizado há 49 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Festival de Dança de Erechim - 3ª edição, segue nesta sexta-feira (3), e se estende até domingo (5), no Pólo de Cultura da ACCIE, evento que acontece simultaneamente com a Expo Erechim 2023 com entrada gratuita.

O projeto “Festival de Dança de Erechim – 3ª edição” recebeu aprovação da Secretaria de Estado da Cultura. A realização é da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) e Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, e apoio institucional da Associação Gaúcha de Dança (Asgadan). O evento conta com o patrocínio de Cavaletti Cadeiras Profissionais e Triel HT, e é financiado pelo Pró Cultura RS e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

A secretária Carla Talgatti, reforça o convite para comunidade prestigiar o evento. "O Festival de Dança vai além de uma competição, é um evento de formação e qualificação de bailarinos com oficinas, palestras, mostras de danças para comunidade, enfim, um espetáculo que vale a pena conferir", destaca a secretária Carla.

Acessibilidade e inclusão

Um dos aspectos mais notáveis do festival é a acessibilidade. O evento conta com um intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para tornar os espetáculos acessíveis aos deficientes auditivos. Além disso, existem facilidades para a mobilidade, incluindo um elevador para deslocamento até o 3º andar do Pólo de Cultura, onde acontecem as apresentações. Desta forma, o festival garante que todos possam apreciar os espetáculos de dança, independentemente de suas habilidades físicas.

Bruno Pitt

Palestra, mesa redonda e oficinas

Além das apresentações dos mais de 600 bailarinos inscritos, o evento conta com a realização de uma palestra e mesa redonda que versará sobre “Políticas públicas culturais do RS para Escolas e Grupos de Dança”. A palestra acontecerá no sábado (4), às 10h, e tem como palestrante Claudia Dutra, reconhecida por seu trabalho como artista, produtora cultural, professora de ballet, jazz, danças folclóricas e PBT. Toda a comunidade está convidada a participar, especialmente representantes de escolas e integrantes de conselhos municipais de cultura.

O evento também disponibiliza oficinas gratuitas abertas a toda a comunidade, abrangendo diferentes estilos de dança. As oficinas incluem Danças Urbanas, ministrada pelo professor Cristiano Bastos; Flamenco, com a professora Ana Medeiros; Ballet Clássico, com a professora Patrícia Barbosa; Dança do Ventre, com a professora Brysa Mahaila; Dança de Salão, com o professor Claudio Furlim; e Jazz, com o professor Matheus Espinoza. Essas atividades são essenciais para fomentar a cultura da dança na nossa comunidade, oferecendo acesso a novas perspectivas e conhecimentos.

Somente no primeiro dia do Festival, foram mais de 200 estudantes de Escolas Municipais, que tiveram a oportunidade de participar de oficinas de Danças Urbanas, Jazz e Ballet Clássico.

As oficinas proporcionaram um espaço rico para o aprendizado, a troca de experiências e a expansão do repertório artístico dos participantes. Como exemplo, na oficina de Danças Urbanas, com o Professor Cristiano Bastos, os participantes podem vivenciar a energia e a liberdade de expressão características desse estilo, enquanto na oficina de Flamenco, com a Professora Ana Medeiros La Negra, mergulham na intensidade e na paixão dessa dança tradicional espanhola.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas através do Whatsapp (51) 99947-0417. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE