Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Festival de Dança de Erechim já tem data para acontecer em 2024

Durante cerimônia de encerramento da 3ª edição do Festival, presidente da ACCIE garantiu a realização do evento para o próximo ano.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
06/11/2023 17:14 – atualizado há 20 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Festival de Dança de Erechim – 3ª Edição, que durou cinco dias – de 1º a 5 de novembro – encerrou neste domingo, 5, no Pólo de Cultura – Parque da ACCIE. O evento, que foi encantador e vibrante em todos os sentidos em que se celebrou a dança, contou com mais de 3.000 participantes, entre o público, dançarinos, jurados, professores, coreógrafos e admiradores da dança, que assistiram aos espetáculos, participaram das oficinas e mesa redonda, equipes de avaliação e de trabalho, bailarinos, mais os expectadores das lives de todos os dias do festival, transmitidas pelo Youtube.

O prefeito de Erechim Paulo Polis, o vice-prefeito Flávio Tirello, o presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, Darlan Dalla Roza, seu vice-presidente Alexandre Zaffari, a presidente da Associação Gaúcha de Dança ASGADAN, Cláudia Dutra, a secretária municipal de Cultura e Esporte de Erechim, Carla Talgatti, e a diretora do Sesc Erechim – diretora de Cultura da ACCIE, Sandra Mariga Bordini, marcaram presença na solenidade de encerramento, além de representantes das empresas patrocinadoras do Festival – Cavaletti S.A Cadeiras Profissionais e Trieh-HT.

Durante a cerimônia de encerramento, que foi marcada pela alegria contagiante e ao mesmo tempo lágrimas de emoção dos vencedores, o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, anunciou a realização de Festival de Dança de Erechim – 4º Edição, de 28 de agosto a 1º de setembro de 2024, no Pólo de Cultura.

MAIS DE 600 BAILARINOS

A celebração da dança contou com 22 grupos, 90 coreografias e mais de 600 bailarinos vindos de diversas cidades do Estado, para mostrarem sua arte e seu amor pela dança. Nomes de destaque da dança brasileira estiveram presentes no corpo de jurados, incluindo Ana Medeiros, La Negra, bailarina de flamenco e percussionista, que dedica-se ao estudo e ensino de castanhola e de dança flamenca há mais de 25 anos, ministrando aulas regulares, oficinas e cursos intensivos em todo Brasil e na Espanha; Cristiano Bastos, que é bailarino, professor e coreógrafo de hip hop e dança desde 1996; Patrícia Barbosa, proprietária e diretora da Escola de Dança Criação desde 1995 e professora de Ballet Clássico e Jazz; Claudio Furlim, professor de Ballroom do Centro Internacional de Danças Arthur Murray da Itália, diretor da única franquia do RS da Escola Arthur Murray em Porto Alegre, fez inúmeros cursos de ballet clássico, jazz e sapateado; Brysa Mahaila, bailarina, coreógrafa, diretora produtora e professora de dança do ventre há 27 anos, dos quais 20 anos atuando na formação de professores; e Matheus Espinoza, graduado em dança pela ULBRA e pós graduado em dança, cultura e educação pela faculdade Sogipa. Ele foi o melhor bailarino da segunda edição do Festival de Dança de Erechim.

INOVAÇÃO

Como inovação desta edição, o Festival contou ainda com a participação de um jurado popular da comunidade local, por noite de apresentações. Foram eles: Marcelo Miorelli Antunes dos Santos, Claudiomiro Carus, Karen Brustolin, Tia Branca e Rosely Hachmann. A Diretora Artística do Festival e Coordenadora da Comissão Avaliadora foi Aline Rosa, professora e coreógrafa de Ballet Clássico e Dança de Salão há 35 anos.

O Projeto “Festival de Danças de Erechim – 3ª edição” foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura. Foi uma realização da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) com apoio da Prefeitura de Erechim e apoio institucional da Associação Gaúcha de Dança. Contou com o patrocínio de Cavaletti Cadeiras Profissionais e Triel HT e financiamento do Pró Cultura RS e Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Com o tema “Unindo movimentos, celebrando uma paixão”, o festival foi uma oportunidade para valorizar, difundir, incentivar e aprimorar a arte da dança. Foi uma vitrine para os talentosos artistas demonstrarem suas habilidades e uma plataforma para eles se conectarem com a comunidade de dança em geral.

Agora, com a 4ª edição do Festival de Dança de Erechim anunciada, aguardamos ansiosamente outro evento espetacular que promete ser uma celebração da paixão, do talento e da arte da dança. Marquem em seus calendários: de 28 de agosto a 1º de setembro de 2024, prepare-se para ser encantado pela dança!

VENCEDORES DO FESTIVAL DE DANÇA DE ERECHIM 3ª EDIÇÃO

Os talentos excepcionais que se destacaram no Festival de Dança de Erechim receberam como prêmio um troféu e um valor em espécie. Foi uma competição acirrada, com cada participante trazendo seu próprio estilo e técnica exclusiva para o palco.

Conheça os vencedores:

Melhor Bailarino – Arthur J. dos Santos – Dançar e Sonhar Escola de Artes

Melhor Bailarina – Lívia Pimenta – Bruna Pelison Studio de Dança

Melhor Coreografia Solo – MJJ - Vanessa Kurek – Grupo Concept Crew

Melhor Coreografia Duo – Um Comum de Dois – Ray Fernando – Ritmia Saúde em Movimento

Melhor Coreografia Conjunto – Lealdade Coragem e Verdade – Natália Ribeiro – New Way Estudio de Dança

Melhor Coreografia Grupo – Vivência Reprisada – Camila Spomberg – Ritmia Saúde em Movimento

Melhor Grupo – Vovós Sim Velhas Jamais

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI

Bailarino Destaque – Mateus L. Nogueira- Dançar e Sonhar Escola de Artes

Bailarina Destaque – Rafaela Rudnicki – Grupo Bahir

Coreógrafo Destaque – Bruna Girardello – Grupo Bahir

Coreografia Destaque – Epílogo – Ritmia Saúde em Movimento

Figurino Destaque – Grupo Folclórico Polonês Jupem

06.11.2023



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE