Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Safra de Verão avança e estimativas serão divulgadas na Expointer

A semeadura do milho, um dos principais grãos de verão, segue sendo ampliada, abrangendo um maior número de regiões do Estado

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
por  Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
24/08/2023 22:10 – atualizado há 36 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Emater/RS-Ascar está realizando o levantamento dos dados para a projeção inicial da safra das principais culturas de verão, incluindo estimativas de área de cultivo, produtividade e produção. Essas informações serão divulgadas na próxima terça-feira (29/08), durante a 46ª Expointer, que inicia no sábado (26/08) em Esteio. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (24/08) pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a semeadura do milho, um dos principais grãos de verão, segue sendo ampliada, abrangendo um maior número de regiões do Estado. A operação está mais avançada na Região Oeste e iniciou de forma mais tímida no Nordeste.

Foto: Início do plantio do milho em Manoel Viana – foto Leandro Filipin Vezzosi Emater/RS-Ascar

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Fronteira Oeste, a ocorrência de precipitações repôs a umidade de forma parcial, revitalizando o crescimento das plantas, garantindo um estande favorável nas lavouras de milho recém implantadas. Em Manoel Viana e em São Borja, as condições ambientais foram propícias tanto para o processo de plantio quanto para as operações de dessecação pré-plantio das lavouras a serem estabelecidas.

Na região de Santa Rosa, o plantio do milho foi intensificado e as lavouras exibem uma germinação excelente, devido às condições de tempo propícias, incluindo chuvas e temperaturas médias elevadas neste inverno atípico. Tal cenário resultou em excelente densidade populacional das plantas. Contudo, a escassez de geadas, durante o inverno, pode conduzir a um aumento na incidência de pragas nas lavouras, incluindo a cigarrinha do milho. Nesse contexto, a implementação de medidas de controle pode ser necessária, o que, por sua vez, pode influenciar no incremento dos custos de produção.

CULTURAS DE INVERNO

Trigo - No momento, 62% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 30% em floração e 8% em formação de grãos. As chuvas das últimas semanas têm beneficiado as plantações, especialmente as semeadas tardiamente. A perspectiva de produtividade para a cultura manteve-se, uma vez que houve germinação adequada, e a cultura está apresentando desempenho dentro dos parâmetros normais.

Aveia Branca - A cultura evoluiu rapidamente de fases fenológicas. Atualmente, 33% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, 30% em floração, 24% em enchimento de grãos e 10% em maturação. A colheita foi realizada em 3% dos cultivos.

Canola – Com um avanço significativo nas fases de desenvolvimento, apenas 5% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, aproximadamente 40% encontram-se em floração, 45% em enchimento de grãos e 10% em maturação. Algumas lavouras já foram colhidas, porém ainda não possuem representatividade estatística.

Cevada - As temperaturas elevadas para o período de inverno, a grande incidência de radiação solar e a adequada umidade do solo estão acelerando o progresso das fases de desenvolvimento. A predominância atual é do desenvolvimento vegetativo, abrangendo 75% da área; 22% encontra-se na fase de floração; e 3% no estágio de enchimento de grãos. Os cultivos manejados com técnicas apropriadas demonstram elevado potencial produtivo. No geral, as lavouras apresentam boa aparência, beneficiando-se das condições climáticas favoráveis até o momento.

PASTAGENS E CRIAÇÕES

A alternância entre dias chuvosos e frios, associados a dias mais amenos e ensolarados, tem sido vantajosa para o desenvolvimento das forrageiras. Em função do calor, o campo nativo e as pastagens perenes de verão já estão iniciando o desenvolvimento, e há melhora na oferta de forragem para os rebanhos a campo.

BOVINOCULTURA DE CORTE - As áreas de pastagens cultivadas de inverno seguem com boa oferta forrageira. A fase predominante é a gestação das matrizes. Os preços do boi gordo e de outras categorias diminuíram consideravelmente nos últimos dias, e há uma tendência de queda contínua, dado que grande parte das áreas de pastagens precisam ser liberadas, a partir de setembro, para o plantio da soja.

BOVINOCULTURA DE LEITE - As pastagens de inverno mantêm desenvolvimento satisfatório, contribuindo para o aumento dos índices produtivos. Porém, maior parte do rebanho continua sendo suplementada. O período ainda é de parição. Devido aos dias mais quentes, foi necessário aumentar os cuidados com parasitoses. Novas reduções nos preços leite têm preocupado, ainda mais, os produtores.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE