Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Machadinho/Divulgação
Educação

Escola de Machadinho implanta projeto de educação financeira

A iniciativa busca estimular que as crianças desenvolvam a capacidade de planejar a vida financeira desde cedo

Assessoria Prefeitura de Machadinho
por  Assessoria Prefeitura de Machadinho
11/08/2023 11:18 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria de Educação de Machadinho implantou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Samuel Comachio o projeto “Meu Primeiro Dinheirinho”. Com o objetivo de trabalhar a educação financeira de forma lúdica, desenvolvendo a capacidade de planejar boas decisões financeiras desde cedo, a iniciativa propõe a compreensão de como se dá a geração de renda das pessoas.

Tendo em vista que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sugere um estudo interdisciplinar relacionado à economia, consumo, trabalho e dinheiro, a Administração de Machadinho destaca que é imprescindível buscar alternativas para que os alunos possam obter conhecimento para lidar com o dinheiro de forma mais consciente e inteligente.

De modo geral, o projeto iniciou com a apresentação aos professores, alunos e pais dos estudantes, que se mostraram favoráveis à proposta, assim como a comunidade local.

Conforme a coordenação do projeto, a partir deste trabalho será possível fazer com que o aluno compreenda o papel que do dinheiro na sociedade, desenvolvendo raciocínio lógico matemático, planejando suas atitudes referentes a gastar e poupar, além de auxiliar no comportamento e realização das atividades da escola.

O nome do “Dinheirinho”, escolhido pelos professores da escola, é Samueda, uma junção do nome da escola com a palavra “moeda” (dinheiro).

Seguindo as determinações do projeto, o aluno que cumprir todas as regras estabelecidas no final de cada semana ganhará 16 Samuedas para o seu cofrinho, as quais são contabilizadas até o final do bimestre. Quem deixar de cumprir qualquer uma das regras perderá Samuedas.

Ao final de cada bimestre haverá uma lojinha na escola onde os alunos irão “comprar” alguns produtos como: brinquedos e/ou materiais escolares com suas Samuedas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE