Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação PM de Erechim
Cidade

Erechim: Vacina contra gripe segue disponível em todas Unidades de Saúde

Dia D de Vacinação, realizado no último sábado teve 842 doses aplicadas na Esquina Democrática.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
08/05/2023 10:25 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

Desde o último mês, já está liberada para todos públicos a vacina contra gripe. O imunizante é composto por três tipos de cepas do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, é aplicada dose única e para crianças abaixo dos nove anos de idade, se estiverem tomando a vacina pela primeira vez, recebem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. A vacina contra gripe pode ser aplicada junto a outros imunizantes, inclusive o da Covid-19.

Todas Unidades de Saúde

Para receber a vacina, as pessoas devem comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS), mais próxima da sua casa, com documentação de identificação e carteira de vacinação. O horário de vacinação é das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, de segunda a sexta-feira. No caso da vacina contra Covid-19, o horário vai até às 15 horas para evitar desperdício de doses. Na UBS Centro, a antiga UPA, o horário é das 8h30 às 18h sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta feira.

“Fazer a vacina é muito rápido e prático. As reações, se ocorrerem, são leves a moderadas. O importante é a prevenção que só a vacina traz, evitando que uma doença leve como a gripe fique mais grave e que as pessoas acabem precisando de hospitalização”, comentou a enfermeira responsável pelo setor de vacinação, Ana Paula Zaions.

Dia D de Vacinação contra Gripe

No último sábado (6), aconteceu o Dia D de Vacinação contra Gripe, data de mobilização definida pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde, definiu a Esquina Democrática, entre a Av. Mauricio Cardoso e Rua Itália como ponto de vacinação, das 8h30 às 12h30. Na ação, 842 pessoas foram imunizadas, entre elas, atletas da equipe de Futebol Americano, Erechim Coroados, idosos, professores e crianças. As pessoas ainda apreciaram música ao vivo com o professor Murilo Andreolla do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel e com o músico Márcio Rech.

Vacina protege

Na última sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou que a Covid-19 não é mais uma pandemia. Para a atualização, foram consideradas as evidências de redução dos riscos da doença à saúde da população devido, principalmente, à vacinação.

“As vacinas são há anos um grande aliado na prevenção de doenças, e isso continua. As vacinas vão sendo alteradas principalmente pelo avanço em pesquisas, o que é muito bom tendo em vista que os vírus também mudam, se ambientalizam. As novas descobertas na ciência, impactam na saúde e ajudam a proteger a população. Procure uma UBS e mantenha sua carteira de vacinação atualizada”, destaca a secretária de Saúde, Éclesan Palhão.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE