Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Erechim terá mobilização no Dia Nacional da Doação de Órgãos

Iniciativa do Cartório Poncio visa conscientizar e divulgar a possibilidade da manifestação por meio de Escritura Pública.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
21/09/2023 11:23 – atualizado há 14 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Saúde, está apoiando o 1º Tabelionato de Notas de Erechim - Cartório Poncio em uma mobilização no Dia Nacional da Doação de Órgãos, na próxima quarta-feira (27), NA Av. Presidente Vargas, 274 – Centro. Também são apoiadores o Hospital Santa Terezinha, o Hospital de Caridade, o Hospital Unimed da Unimed Erechim, o Centro Hospitalar Santa Mônica e a URI Erechim.

A iniciativa visa a conscientização das pessoas e também a divulgação da possibilidade de manifestar a vontade de ser um doador de órgãos por meio de Escritura Pública Declaratória de Doação de Órgãos que é feita de forma gratuita e em qualquer tabelionato de notas do Rio Grande do Sul.

Importância de falar sobre o assunto

A tabeliã Daniela Poncio, explica que a campanha é uma mobilização do Colégio Notarial do Brasil – Rio Grande do Sul.

“Essa é uma forma de nos sensibilizarmos com uma questão de saúde pública. Afinal, uma doação pode ajudar inúmeras pessoas que estão em filas de transplantes. Atualmente, muitos hospitais contam com grupos que realizam a conversa e a sensibilização com familiares, quando acontece uma morte, mas agora é possível que a pessoa deixe essa manifestação registrada por meio da Escritura Pública, que nós estamos preparados para ajudar”, explica Daniela.

A psicóloga clínica, Luana Fontanella, que integra a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Santa Terezinha, explica que uma pessoa pode ser doadora, depois da confirmação da morte encefálica. 

“Um único doador pode salvar até oito vidas, por isso da importância de falar sobre o assunto, de conversar com a família e essa mobilização, com certeza, vem para ajudar e sensibilizar ainda mais nossa sociedade sobre a doação de órgãos”, destaca Luana.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE