Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Erechim/Divulgação
Cidade

Erechim promove Seminário de Ovinocultura e Jantar da Confraria do Cordeiro

Evento, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, será no próximo sábado

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
05/07/2023 16:29 – atualizado há 40 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Programa de Incentivo à Criação e Consolidação da Cadeira de Ovinocultura apresenta o 2º Seminário de Ovinocultura de Erechim e 2º Jantar da Confraria do Cordeiro, promovido pela Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, em parceria com o CTG Sentinela da Querência e patrocínio do Banrisul.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, comenta que esse é um mercado em expansão no município.

“Nos últimos cinco anos, tivemos um aumento de 85 para 112 criadores de ovinos em Erechim. Isso representa a importância dos incentivos que são dados através do Programa Porteira A Dentro e também da renda que esse ramo pode gerar para as famílias. Será um evento de troca de conhecimentos e apreciar a boa comida a base de cordeiro”, explica o secretário. 

Racoski também comenta que apesar de 100 produtores, esse número poderia ser maior.

“Estamos qualificando e mostrando que esse mercado existe, mas se tivéssemos o incentivo de uma estrutura de abate, o número de criadores com certeza seria maior”, explica o secretário.

2º Jantar da Confraria do Cordeiro

Data: 08/07/2023

Horário: 19h30

Valor: R$ 80,00

Cardápio:

- Massa ao molho de cordeiro no vinho tinto

- Espinhaço de ovelha com mandioca

- Costela de cordeiro

- Pernil e paleta de cordeiro desossado

- Cuca

- Maionese

- Alface, tomate, repolho roxo e verde, beterraba e cenoura

* Ingressos podem ser adquiridos com a patronagem do CTG Sentinela da Querência.

2º Seminário de Ovinocultura de Erechim

Com o tema “Evolução e Práticas de Manejo na Ovinocultura Moderna”, o seminário conta com apoio da Emater-RS/Ascar e vai anteceder o Jantar da Confraria do Cordeiro, no mesmo sábado. Confira a programação que será desenvolvida no CTG Sentinela da Querência:

8h – Inscrições e credenciamento

8h30 – Abertura Oficial

8h45 - Estruturação e sanidade do rebanho - práticas de manejo com o Médico Veterinário, Auditor Fiscal Federal Agropecuário/MAPA, Wilson Rodolfo Radaelli Junior.

09h30 – Intervalo

09h45 – Abatedouro para ovinos – instalação, funcionamento, operacionalização e legislação com representante do Matadouro e Frigorífico Rorig de Aratiba, André Roberto Rorig e o Médico Veterinário da Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Aratiba, Rui Roberto Mocellim.

10h35 – Mesa redonda “Ovinocultura no Alto Uruguai Gaúcho: oportunidades e gargalos” com o Médico Veterinário, Auditor Fiscal Federal Agropecuário/MAPA, Wilson Rodolfo Radaelli Junior; o Engenheiro Agrônomo da EMATER/RS, Doutor em Agroecossistemas pela UFSC, Vilmar Fruscalso; o produtor de ovinos de Gaurama, Paulo Zanella; o Médico Veterinário da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Erechim, Everton Pujol Guterres; e o produtor e comerciante de produtos da ovinocultura de Erechim, Eduardo Menegatti.

12h – Horário de Almoço - Massa e galeto no CTG Sentinela da Querência - R$ 40,00 por adesão.

14h – Parição e condições da mãe (morfologia, genética)

16h – Encerramento

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE