Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Práticas para agricultura sustentável são debatidas em evento em Áurea

A atividade teve como público alvo agricultores, técnicos e estudantes e tratou dos Bioinsumos, Micro-organismos Eficientes e Homeopatia Agrícola.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
03/07/2023 10:18 – atualizado há 46 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na quinta-feira (29/06), foi realizado um evento focado na disseminação de práticas agroecológicas e sustentáveis para a agricultura, promovido pela Emater/RS-Ascar, por meio do Escritório Regional de Erechim, Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), UFFS (Universidade Fronteira Sul), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultore (Capa), Sutraf e Cooperativa Cresol. A atividade, realizada na pousada Mamucha, teve como público alvo agricultores, técnicos e estudantes e tratou dos Bioinsumos, Micro-organismos Eficientes e Homeopatia Agrícola

Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar

Após a abertura, o professor Alfredo Castamann, da UFFS, ministrou uma palestra sobre o uso dos Bioinsumos e Micro-organismos Eficientes na Agricultura, compartilhando conhecimentos sobre as vantagens do uso dos bioinsumos, em especial do Azospirillum, que atua como promotor de crescimento das plantas, inoculador de Nitrogênio e também no aumento da solubilidade do Fósforo.

Na sequência, o extensionista da Emater/RS-Ascar e engenheiro agrônomo Carlos Angonese abordou os protocolos para a instalação de uma biofábrica de microrganismos na propriedade rural, enfatizando as regulamentações e normativas relacionadas ao tema e mostrou os equipamentos necessários para multiplicar os micro-organismos, além dos custos da implementação da biofábrica. Ele salientou também que os produtos multiplicados on farm (na propriedade) têm vida útil menor e necessitam ser aplicados na lavoura ou na semente em até cinco dias após a multiplicação. Angonese observou que os Bioinsumos são organismos vivos usados para promover o crescimento das plantas, incorporar Nitrogênio, solubilizar Fósforo e controlar outros organismos (pragas ou causadores de doenças). Prática que associada à Homeopatia agrícola poderá produzir um modelo de agricultura mais equilibrado e em harmonia com o meio ambiente.

No período da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido através de uma oficina de captura de micro-organismos, realizada na propriedade do agricultor Jean Cristian Boukounga, que conduziu os presentes nesta atividade.

A professora Tarita Cira Deboni, também da UFFS, ministrou uma palestra seguida de uma oficina sobre Homeopatia Agrícola. Os participantes aprenderam sobre os princípios e os benefícios da homeopatia aplicada à agricultura, para o cultivo de plantas de forma mais saudável e sustentável.

A iniciativa foi considerada um sucesso pelos participantes, que tiveram a oportunidade de entrar em contato com temas relacionados à agroecologia e sustentabilidade, muitos pela primeira vez. O evento proporcionou um ambiente propício para a troca de conhecimentos e o estabelecimento de redes de apoio entre agricultores, técnicos e estudantes interessados em promover uma agricultura mais consciente e responsável.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE