Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Erechim: Município é pauta do 1º encontro do Movimento pela Educação

A qualidade do sistema de ensino no Rio Grande do Sul é o foco da discussão

Secom/ Prefeitura de Erechim
por  Secom/ Prefeitura de Erechim
28/04/2023 15:49 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch, participou, nesta sexta-feira (28), em Marau, do primeiro encontro do Movimento pela Educação, promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento contou com a participação do governador Eduardo Leite e aconteceu na Casa da Cultura de Marau. Além deste, serão realizados outros oito encontros nas regiões funcionais dos Conselhos de Desenvolvimento do Estado (COREDEs).

Participaram, como painelistas, a professora Mônica Timm, que falou sobre os macro desafios da educação gaúcha, e a reitora da UPF, Bernadete Dal Molin, que abordou o papel das universidades comunitárias gaúchas na profissionalização dos jovens.

Além disso, foram apresentadas experiências exitosas de municípios da região na área da educação. As apresentações foram conduzidas pelo secretário de Educação de Passo Fundo, Adriano Canabarro, pela secretária de Educação de Erechim, Verenice Teresinha Lipsch, e pelo diretor da Escola Estadual Celeste Gobatto, de Palmeira das Missões, Luiz Carlos Cosman. A mediação foi realizada pelo jornalista Tulio Milman.

Na sequência, Marcos Piangers falou sobre a virtualização do ensino, a reinvenção do professor e como as novas gerações aprendem, em sua palestra “A Escola do Futuro. Insights para uma nova forma de aprender e ensinar”.

Desenvolvimento regional

Durante a tarde ocorreu a entrega de um resumo das discussões no âmbito do Movimento pela Educação, que foi feita pelo presidente da Assembleia, Vilmar Zanchin, ao governador Eduardo Leite. A programação foi encerrada com uma Audiência Pública da ALRS sobre o desenvolvimento regional.

O evento foi voltado para líderes políticos da região, representantes da sociedade civil e profissionais da educação.

Para a secretária de Educação de Erechim esse momento foi fundamental.

“Poder apresentar as políticas educacionais que Erechim está realizando em um debate regional, que vai fazer parte de um Movimento pela Educação no Estado, nos mostra que estamos no caminho certo. Precisamos avançar, mas não temos dúvidas que somos referência para muitos municípios”, destacou Verenice.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE