Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Entrega oficial da duplicação da ponte sobre o rio Erechim no Povoado Tartas

Prefeito Giovan chama atenção para o conjunto de obras realizadas na primeira metade da gestão

Assessoria da PM de Quatro Irmãos
por  Assessoria da PM de Quatro Irmãos
22/09/2022 18:13 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito Giovan Poganski promoveu segunda-feira (19) a entrega oficial da parte nova da ponte sobre o Rio Erechim, no Povoado Tartas, após o projeto de duplicação da pista de rodagem. 

A solenidade ocorreu no período da tarde e as autoridades representantes de autarquias do Estado, servidores municipais de várias secretarias; empresários do agronegócio e os moradores dos arredores, representantes das famílias Tartas e Kosak, as mais antigas do local.

Recepção

No início da noite, as autoridades e convidados participaram de confraternização realizada no salão paroquial da comunidade católica Santo Antão do Povoado Tartas, com a presença de proprietários rurais.

No local, o prefeito Giovan concluiu o ato de inauguração, destacando a relevância da obra rodoviária que oferecerá mais segurança aos usuários, além de abrir o tráfego para os grandes cargueiros que retiram o produto das safras cada vez mais produtivas; e permitirão a passagem dos equipamentos agrícolas de última geração, portadoras das tecnologias que fazem do agronegócio em Quatro Irmãos estar entre os mais desenvolvidos do país. 

Compromisso

A obra, que constou do plano de metas aprovados pela maioria da população, se torna realidade e encaminha a administração para segunda metade da gestão com o significado de constar de uma lista de realizações entre elas: a duplicação do sistema de abastecimento de água na cidade, pavimentação com asfalto de novas ruas (Tavejnanski e Kotliarenko); e os avanços no plano urbanístico da sede do município, na Av. Barão Hirsch – saída para o Povoado Tartas, Polígono D, Paulo Bento e Erechim. 

"Esse elenco de obras e investimentos feitos com recursos dos governos federal e estadual e própria da prefeitura  e outros projetos executados e na fila para entrar em obras, apontam para um futuro próximo de desenvolvimento permanente" É a sinalização do prefeito Giovan no caminho do acesso asfáltico para os grandes centros

Resgate Povoado Tartas 

É uma das mais tradicionais comunidades de Quatro Irmãos. Do local saíram dezenas de famílias para residir e variadas regiões do país, notadamente no Sul (Santa Catarina, Paraná) e Sudoeste (Mato Grosso). 

Cercado de terras produtivas, que acolhem pequenos, médios e grandes produtores, o local sofreu com o êxodo rural, mas abriga ainda famílias da agricultura familiar tradicional.

Foi para representantes dessas famílias que o prefeito aproveitou a entrega da duplicação da ponte, para levar a mensagem de confiança nas ações que a administração municipal pontuou e vem desenvolvendo no sentido de melhorar os acessos rodoviários pelas estradas alimentadoras e o atendimento agrícola dentro da propriedade, através dos serviços das Secretarias de Obras, Agricultura, Meio Ambiente. 

E ainda os serviços de Educação com o Transporte Escolar e o Médico da Família, que foi retomado assim, que a Pandemia da Covid-19 saiu do topo das prioridades. 

Pelo Povoado Tartas, que sediou um lendário moinho colonial da família Tartas, passou a história econômica de Quatro Irmãos durante boa parte do século 20.

Representantes das famílias daquela região do município, estiveram presentes na solenidade de entrega oficial da ampliação da ponte; entre elas: os Tartas e os Kosak Abastecimento de Água PotávelNo mesmo dia - segunda-feira (19/09), a Administração Municipal oficializou a entrada em funcionamento do segundo poço artesiano a entrar em funcionamento no sistema geral de abastecimento aos moradores da cidade de Quatro Irmãos. 

A nova fonte representará a duplicação da captação de água, trazendo mais segurança aos consumidores. Junto com o poço foi entregue também um gerador de energia que pode funcionar acoplado a um trator. 

O equipamento se destina ao suporte para a estrutura de abastecimento de água, dependente das quedas de energia elétrica por imprevistos climáticos e outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE