Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Enfermagem da URI alerta estudantes sobre os perigos do uso de cigarros eletrônicos e narguilé

Atividade aconteceu com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas.

Secom URI
por  Secom URI
05/12/2022 15:15 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O Curso de Enfermagem da URI realizou uma intervenção educacional na Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas. O tema abordado pelos acadêmicos foi sobre a adolescência com ênfase no uso de narguilé, cigarros eletrônicos, vapes e pods e as consequências que o uso destes dispositivos podem causar no futuro.

A ação, orientada pela professora Cibele Manfredini, foi desenvolvida pelos alunos da turma 2022, Júlia Sfatoski, Kayke Bittarello e Larissa Kammler, com o auxílio das bolsistas Bianca Smaniotto e Eduarda Bandiera.

Atualmente, o uso desses dispositivos está cada vez mais em alta, devido à falta de informação, pois acredita-se que eles são menos prejudiciais que um cigarro comum, o que é totalmente equivocado.

A intervenção ocorreu de uma forma interativa, quando os acadêmicos conseguiram apresentar o tema e sanar as dúvidas dos estudantes. O público era formado por adolescentes com idades de 12 a 13 anos, onde é a partir dessa idade que se inicia a puberdade, os gostos e a forma que os adolescentes veem o mundo passa ser de uma forma totalmente diferente. Além disso, a influência dos amigos também pode acarretar de maneira que o adolescente passe a experimentar coisas novas e em piores situações a predominância de um vício que resultará em sérias consequências.

Também foi realizada uma dinâmica com os alunos que tiveram que projetar como querem estar daqui a 10 anos, sempre com as orientações e ajudas dos acadêmicos.

Um estudo realizado em 2017 pelo INCA apontou que pessoas com vício nesses dispositivos tendem a desenvolver câncer de boca, pulmão, bexiga e doenças respiratórias com mais facilidade do que pessoas com uma vida saudável ou sem vício.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE