Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Curso de Enfermagem da URI realiza ação educativa em Viadutos

Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez na adolescência foram as temáticas proporcionadas pela ação.

Secom URI
por  Secom URI
29/11/2022 14:50 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez na adolescência. Estas foram as temáticas proporcionadas pela ação educativa realizada pelo Curso de Enfermagem da URI na cidade de Viadutos. O evento, ocorrido no dia 9 de novembro, teve lugar no Auditório Municipal de Viadutos e foi desenvolvido por meio de convite da Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa foi oferecida a todos os estudantes do município, desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio e alunos do Curso Técnico Agrícola.

Para proporcionar uma melhor compreensão dos alunos, a equipe do Curso realizou, primeiramente, uma encenação de uma balada com o envolvimento de todos os estudantes na plateia, onde foram distribuídos desenhos de diferentes figuras geométricas e cada aluno teve que copiar a figura do colega. A partir desta encenação, foram explicadas as principais ISTs (HIV/AIDS, Sífilis e HPV), sinais e sintomas, tratamentos, formas de transmissão das doenças, métodos, diagnósticos oferecidos pelo SUS e medidas de prevenção. Foram destacadas a importância do uso de preservativo masculino ou feminino e a vacinação contra o HPV para prevenção das ISTs.

Com a participação de oito alunos voluntários, foi demonstrado aos demais presentes, quatro realidades: uma gravidez e dificuldades enfrentadas durante esse período; a amamentação e preparo da mamadeira para a criança; troca de fralda e higiene; e banho e vestimenta.

A partir desta atividade foi realizada uma reflexão sobre a experiência. O intuito desta atividade não foi proibir o adolescente de ter filhos, mas sensibilizá-los sobre as responsabilidades que uma gravidez e uma criança envolve. Os acadêmicos e a professora de enfermagem orientaram sobre os diversos métodos de prevenção da gravidez, os métodos disponíveis de SUS e orientações sobre como utilizar.

Neste dia, a Professora Marciane Kessler, que acompanhou os acadêmicos, participou também de uma entrevista na Rádio Comunidade FM Viadutos, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, José Peracchi, a Enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF), Isadora Sartori Terres, e a médica da ESF, Ana Laura Constantino. A entrevista pode ser acompanhada no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=JbhupRfG8mU&t=27s&ab_channel=COMUNIDADEFMVIADUTOS

A Professora Marciane destaca que a educação em saúde é necessária nessa faixa etária e a sensibilização é o melhor método. Conforme dados do Ministério da Saúde, o número de casos de ISTs tem aumentado muito nos últimos anos. Observa-se uma tendência de crescimento dos casos de Sífilis Adquirida, Sífilis em Gestantes e HIV/AIDS, estando o Rio Grande do Sul em posição superior à do Brasil em número de casos. “Por isso, prevenir é sempre melhor do que remediar”, conclui a professora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE