Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Curso de Ed. Física/Divulgação
Educação

Educação Física da URI promove Festival de Atletismo

Os acadêmicos do primeiro semestre organizaram o evento para alunos da Escola Estadual Érico Veríssimo

Vicente Giesel Hollas/AU Online
por  Vicente Giesel Hollas/AU Online
05/06/2023 15:11 – atualizado há 10 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Os acadêmicos do 1º semestre do Curso de Educação Física da URI Erechim e a professora da disciplina Metodologia dos Esportes de Marca, Auria Coldebella, promoveram, na manhã do último sábado, 3, o 1º Festival de Atletismo URI Erechim – Escola Estadual Érico Veríssimo. O evento foi realizado na Vila Olímpica da Universidade e contou com a participação de nove crianças, além de alguns pais e/ou responsáveis e dos atletas Jurandir de Jesus e Francinaldo Lima.

A atividade teve o objetivo de proporcionar uma oportunidade para que os estudantes do 5º e 6º anos da escola pudessem conhecer ou desenvolver suas habilidades em três modalidades do Atletismo (corrida, salto em distância e lançamento de pelota) e estimular o interesse pela prática esportiva, para além dos esportes mais populares, como vôlei e futebol.

FOTO: Vicente Hollas

No início do evento, o corredor erechinense Jurandir de Jesus, vencedor de quase 250 provas em 17 anos de carreira, falou sobre sua história de vida e como o esporte foi determinante para o seu sucesso.

“O esporte na minha vida foi uma válvula de escape. Eu me encontrava no submundo das drogas e, após a disputa de uma corrida aqui em Erechim, acredito que o esporte salvou a minha vida e, sem dúvida, hoje tenho ajudado muitas pessoas a saírem do mundo dos vícios por meio do esporte. O esporte para mim é o que me salvou e me deu uma nova esperança, uma nova expectativa de vida”, destacou o atleta.

O corredor Francinaldo Lima também compartilhou um pouco de sua trajetória, em que o esporte também aparece como fator determinante na superação dos desafios e obstáculos de sua vida.

Francinaldo Lima (esq.) e Jurandir de Jesus falam sobre importância do Atletismo. FOTO: Auria Coldebella

Após os pronunciamentos iniciais, os acadêmicos realizaram a explicação das provas para os alunos da Escola, que puderam competir entre si, nas categorias masculina e feminina. No final do festival, ainda foi realizada uma cerimônia de premiação, para aproximar os alunos da realidade de um evento competitivo.

Para a professora Auria, a ideia de realizar o festival cumpre uma dupla finalidade.

“Primeiro, serve como aprendizado prático dos acadêmicos que, neste dia, puderam colocar em prática as inúmeras aulas que tiveram e experimentar a adrenalina de quem participa das provas. A segunda finalidade é de proporcionar esta parte prática, que não vem acontecendo nas aulas de Educação Física, aos alunos da rede pública”, destacou Auria.

Para a professora, ver os acadêmicos saírem de sua zona de conforto, ao explicar e demonstrar aos alunos como as provas devem ser feitas, é de grande importância. Por outro lado, ela também afirma que é gratificante ver a alegria, vontade e determinação na face das crianças diante das provas e dos bons resultados que conseguiram.

“Quero ressaltar também a presença do atleta Jurandir que em muito abrilhantou o evento, pois serve de estímulo para que daqui algum tempo possa sair um atleta dentre as crianças. Diria que o evento serve para plantar as sementes de interesse pelas modalidades do Atletismo. O Festival foi de pleno êxito”, finalizou.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE