Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Curso de Odontologia da URI promove ação para prevenir o câncer bucal

A iniciativa ocorreu no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP) da Universidade.

Secom URI
por  Secom URI
05/06/2023 10:13 – atualizado há 11 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o objetivo de reforçar a importância sobre o “Maio Vermelho”, campanha voltada ao combate do câncer bucal, o Curso de Odontologia da URI Erechim, por meio da Clínica Escola de Odontologia, realizou, no dia 31 de maio, uma ação de extensão, orientação e conscientização sobre a doença. A iniciativa ocorreu no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP) da Universidade.

A iniciativa teve como foco principal orientar a população sobre os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca: tabagismo, alcoolismo, a infecção pelo HPV e a exposição solar, fator também responsável para o câncer de lábio, evidenciando a importância em realizar com frequência avaliações com o Cirurgião Dentista.

Foram realizadas 94 avaliações preventivas a esta patologia, sendo observado, em alguns pacientes, lesões com características de desordens potencialmente malignas, os quais foram encaminhados para a realização de avaliações e biópsia para diagnóstico na Clínica Escola.

A professora Coordenadora da Clínica Escola, Caroline Grando, enfatizou a necessidade de uma atenção ainda maior a esta realidade: “É de suma importância que profissionais da saúde ampliem as discussões sobre o diagnóstico e o tratamento da doença”.

A ação foi conduzida pela professora Samara Andreolla Lazaro. Para ela, a prevenção é fundamental para que não haja prejuízos aos pacientes. “As atividades de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca são extremamente importantes na rotina do Cirurgião Dentista, pois, assim, é possível identificar e tratar precocemente esta doença, minimizando as sequelas do tratamento”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE