Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Documentário Belas Artes: Ontem, Hoje e Sempre terá nova exibição no cinema de Erechim

Exibição do filme que retrata e homenageia a história do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel será nessa sexta-feira, no Movie Arte Cinema. Ingressos podem ser comprados on-line ou diretamente na bilheteria do cinema

Najaska Martins
por  Najaska Martins
03/05/2023 18:37 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

Depois do sucesso da estreia com três sessões lotadas no cinema de Erechim, o documentário Belas Artes: Ontem, Hoje e Sempre volta à telona para mais uma exibição. Será nessa sexta-feira, dia 5 de maio, às 20h30. Os ingressos – no valor de R$ 32 (inteira) e R$ 16 (meia-entrada) - estão disponíveis e podem ser adquiridos pelos sites veloxtickets.com e moviearte.com.br, ou diretamente na bilheteria do cinema.

Foto: Dione Lewandovsky

O filme já emocionou centenas de espectadores, que puderam conferir o resultado de um trabalho intenso e minucioso, que buscou exaltar e eternizar a história de um dos principais espaços culturais de Erechim: o Centro de Belas Artes Osvaldo Engel. A trajetória de mais de seis décadas do local foi destacada por meio de depoimentos marcantes de pessoas que tiveram suas vidas impactadas pelo período que viveram na Escola, que é uma referência não apenas no município, mas para toda a região Norte do Estado.

A obra tem Patrick Menegazzo como diretor-geral e roteirista e a narração do filme é da atriz Patricia Pillar, que participou voluntariamente do projeto. O filme relembra momentos marcantes da escola, por onde já passaram centenas de pessoas, entre elas, nomes de destaque em diferentes segmentos da cultura e que participaram do longa-metragem relatando suas experiências. São alguns exemplos os músicos Gildinho d’Os Monarcas e seu irmão, Chiquito; a modelo internacional Alessandra Ambrosio, que cursou ballet na instituição; a atriz Cléo De Páris, que inclusive é uma das idealizadoras do filme; além de profissionais que ensinam e difundem a cultura para além de Erechim.

Foto: Dione Lewandovsky

Após as exibições já realizadas do documentário na primeira quinzena de abril, a opinião dos espectadores – muitos deles participantes da obra com seus depoimentos – foi unânime em exaltar a qualidade, sensibilidade e relevância do material produzido. Isso porque, o filme se dedicou a falar do passado, pincelando pontos importantes da história e de nomes com atuação marcante; mas também pontuando aspectos do presente, pela maneira como a escola atua em suas diversas áreas culturais. Da mesma forma, a obra projeta o futuro da instituição, que hoje atende cerca de 700 alunos e, que há muitos anos reivindica um espaço maior e melhor para desenvolver suas atividades.

O diretor-geral da obra, que também é um dos idealizadores do documentário, pontua que a exibição dessa sexta-feira é mais uma oportunidade para a comunidade local apreciar um filme que é resultado de um trabalho de muita dedicação e respeito pela história do Belas Artes. “Aquelas pessoas que ainda não puderam assistir ao filme têm agora essa possibilidade; e, da mesma forma, quem já assistiu está novamente convidado a se emocionar com essa obra, que é uma homenagem a esse importante espaço cultural, que já fez a diferença e segue fazendo na vida de tanta gente”, afirma Patrick Menegazzo.

O projeto “Belas Artes: ontem, hoje e sempre” conta com o patrocínio das empresas: Cavaletti, Cercena, Ervateira Cristalina, Perfil e Sementes Estrela. Apoio: Sicredi UniEstados, Movie Arte Cinemas e URI Erechim. O financiamento é do Pró-Cultura RS Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Mais informações e o link para a compra dos ingressos podem ser acessadas nas redes sociais do projeto: no Instagram @doc.belasartes, e no Facebook: Belas Artes: ontem, hoje e sempre.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE