Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Diretor reeleito do campus de Erechim UFFS fala sobre a maior universidade pública do Alto Uruguai Gaúcho

Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, participou na manhã desta quarta-feira, dia 07, do podcast matinal do AU Online – Repórter AU

Leandro Zanotto / AU Online
por  Leandro Zanotto / AU Online
07/06/2023 11:49 – atualizado há 8 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

O diretor do campus de Erechim, da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, que foi reeleito no cargo no último mês, participou na manhã desta quarta-feira, dia 07, do podcast matinal do AU Online – Repórter AU, momento em que falou sobre a entidade que chegou recentemente a mais de 2 mil diplomados.

Silva, que faz parte do primeiro grupo de professores que ingressou na instituição há quase uma década, começou avaliando seu primeiro mandato frente a direção do campus de Erechim e também projetando os próximos quatro anos na gestão.

Novos Cursos

Durante o programa o diretor também anunciou o início de um projeto que levará um a construção de um novo curso oferecido pela UFFS Erechim: licenciatura em música. Uma iniciativa que deverá ser ofertada em parceria com Escola Municipal de Belas Artes, segundo Silva.

Questionado sobre outros cursos, o professor disse que é necessário um estudo para ampliar o espaço da instituição e também o número de professores e funcionários da entidade, que sofreu nos últimos anos com cortes no setor financeiro.

UFFS Erechim terá cursos de Doutorado

Com 12 cursos de ensino superior, pós graduações e mestrados, Luiz Fernando, também confirmou que a instituição se prepara agora também para receber cursos de doutorado. Segundo Silva, a iniciativa irá colocar a região em um novo patamar de pesquisa educacional em várias áreas.

UFFS ainda mais perto da comunidade

O diretor também destacou a necessidade da aproximação ainda mais da entidade com a comunidade, para isso, a universidade tem recebido estudantes do ensino médio de escolas de toda a região em visitas programadas e também planeja abrir o campus da UFFS para se tornar um grande parque para a comunidade, nos fins de semana e feriados.

“É um local público para uso de todos. E como eu digo tem um dos pôr do sol, mais lindos aqui da nossa região”, ressaltou o diretor.

Ingressos e oportunidades

Para quem tem interesse em ingressar nos cursos da universidade, o diretor ressaltou que  fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e inscrever-se no SISU, programa do governo federal que encaminha os estudantes para as vagas em instituições públicas de todo o país, através de sua nota no ENEM.

Em sua fala o professor também lembrou dos benefícios ofertados aos alunos, como bolsas de incentivos aos estudos, auxílios financeiros de transporte e aluguel, além da alimentação que custa apenas R$ 2,50 aos estudantes, sendo subsidiada pela instituição.

Ensino Muda Vidas

Luiz Fernando, também relembrou sua história junto a universidades federais. Natural de Porto Alegre, o professor comentou da sua infância humilde. Neto de construtor, ele comentou que o avô queria que o neto estudasse.

“Não tenho dúvida, que sem a universidade pública eu não estaria aqui. O estudo muda a vida das pessoas. Sim existem exceções, mas na maior parte, apenas o estudo pode mudar a vida de alguém para melhor”, ressaltou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE