Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

DetranRS propõe simplificação de taxas com redução no CRLV para 70% dos veículos

Proposta prevê a redução em oito taxas e a criação de quatro isenções. Propõe, ainda, a unificação da taxa de alteração de registro do veículo, para hipóteses de transferência. Proposta está na Assembleia Legislativa.

Detran/RS
por  Detran/RS
27/12/2020 08:31 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O DetranRS informa que foi encaminhado à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei n° 247/2020, que prevê a alterações na Lei de Taxas e que deve ser votado no começo do ano de 2021. O texto do Projeto de Lei prevê a alteração de 12 taxas de serviços de trânsito, das quais oito terão valores reduzidos. Haverá, ainda, a criação de quatro isenções.

A 12ª taxa, que vem sendo debatida pela opinião pública, é a do documento anual do veículo (CRLV), que será unificada e reduzida para a maioria da frota [informação corrigida às 10h49 do dia 24/12] para um valor a ser discutido e definido na Assembleia Legislativa. O valor será reduzido porque serão excluídos os custos relativos ao envio pelos Correios e à impressão.

Correção (em 24/12/2020, às 10h49): a redução será para a maioria da frota. que hoje paga R$ 90,84. Uma parcela da frota (carros com mais de 15 anos de fabricação) paga hoje R$ 63,99. O valor será unificado, por entendimento do Superior Tribunal Federal.

Importante esclarecer que, embora denominada de taxa de expedição, trata-se de uma taxa de licenciamento anual, que não cobria somente os custos de impressão e entrega pelos Correios. A taxa cobre custos de processamento, armazenamento e segurança dos dados, geração do documento e despesas com pessoal. Portanto, independentemente de ser emitido na versão física ou digital, o documento engloba todos esses custos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE