Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

DetranRS alerta para golpe de pagamento de taxas

Para evitar prejuízos, a recomendação do órgão é sempre pesquisar nos seus canais oficiais

DetranRS
por  DetranRS
17/05/2023 09:42 – atualizado há 1 mês
Continua depois da publicidadePublicidade

Com o objetivo de orientar os cidadãos e devido às reclamações recebidas por meio de sua ouvidoria, o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (DetranRS) reforça o alerta para golpes envolvendo o pagamento de taxas e débitos de veículos no estado. Golpistas têm disponibilizado links falsos, guias e até códigos PIX que direcionam o pagamento para pessoas físicas.

Eventuais vítimas de golpes virtuais devem registrar ocorrência no site www.delegaciaonline.rs.gov.br para que as medidas legais possam ser adotadas pela Polícia Civil.

Para evitar prejuízos, a recomendação do órgão é sempre pesquisar nos seus canais oficiais. No site do DetranRS é possível:

– Consultar licenciamento e IPVA via Central de Serviços do DetranRS, no site oficial www.detran.rs.gov.br, via canais da Fazenda Estadual ou diretamente nos bancos conveniados;

– pagar taxas via Guia de Arrecadação Eletrônica (GAD-E), entregues nos Centros credenciados do DetranRS (como CFCs e CRVAs) ou acessíveis pelo rs.gov.br, site oficial do Detran ou na Central de Serviços;

– em caso de PIX, gerar o código para pagamento nos canais oficiais do governo do Estado – portal rs.gov.br, Central de Serviços do DetranRS, site ou aplicativo do IPVA da Secretaria da Fazenda (Sefaz);

– antes de confirmar o pagamento, é necessário conferir se o valor será creditado a um CNPJ de um órgão do governo do Estado, seja DetranRS ou Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (no caso de IPVA).

Conforme o DetranRS, existe ainda a possibilidade de financiamento de débitos com cartão de crédito, por meio de instituições financeiras credenciadas pelo órgão. Essas empresas atuam como intermediárias entre o proprietário do veículo e o governo do Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE