Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

DetranRS alerta para golpe do licenciamento por e-mail

O DetranRS não envia o certificado de licenciamento por e-mail, ele só pode ser gerado pelo proprietário do veículo, dentro dos canais oficiais de atendimento.

Ascom Detran/RS
por  Ascom Detran/RS
05/01/2023 07:32 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O DetranRS alerta para mais um golpe virtual, dessa vez envolvendo o documento do licenciamento 2023. Uma mensagem falsa é enviada por e-mail, bem parecida com a que a Autarquia envia, porém com um link onde seria possível baixar um arquivo em PDF. Importante ficar atento e não clicar no link, pois o DetranRS não envia o certificado de licenciamento por e-mail, ele só pode ser gerado pelo proprietário do veículo, dentro dos canais oficiais de atendimento. O link na verdade é um phishing, tipo de fraude em que dados pessoais são coletados para serem usados posteriormente em crimes virtuais.

Para se proteger, importante sempre desconfiar de links que cheguem por e-mail, SMS ou WhatsApp. Mensagens e avisos do DetranRS podem ser consultados na Central de Serviços, ou são disparados por e-mail exclusivamente do endereço nao-responda@detran.rs.gov.br (uma forma de deixar claro que a ferramenta só tem saída, não aceita respostas).

Outra forma de se proteger é sempre desconsiderar mensagens que fazem referência genérica a "Detran" e não trazem a informação da UF, como sac@detran.gov.br ou licenciamento@detran.gov.br, que são falsos, pois sequer têm o RS. Mas ainda que o remetente se pareça de uma fonte oficial, pode ser uma falsificação.

O que é falsificação de domínio?
Falsificação de domínio ocorre quando os cibercriminosos falsificam o nome de um site ou domínio de e-mail para tentar enganar os usuários. O objetivo da falsificação de domínio é induzir um usuário a interagir com um e-mail malicioso ou um site de phishing como se fosse legítimo. A falsificação de domínio é como um vigarista que mostra a alguém credenciais falsas para ganhar sua confiança antes de tirar vantagem delas.

CRLV digital
O certificado de licenciamento (CRLV) agora é digital, o documento verde em papel-moeda não é mais emitido em todo o país desde agosto de 2020. Após a total quitação do licenciamento (IPVA, multas vencidas caso existentes e taxa de licenciamento), o documento do veículo é atualizado no sistema do DetranRS, mas é o proprietário que deve buscar os canais oficiais para acessá-lo. Portanto, nunca será enviado um arquivo do documento por e-mail.

Como acessar
Mesmo que o porte do documento não seja obrigatório, pois os órgãos fiscalizadores consultam a regularidade do veículo no sistema, o CRLV pode ser gerado pelo proprietário no celular, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, e esse formato já é suficiente para circular em todo o país.

Caso queira, o proprietário tem ainda a opção de imprimir uma via em papel A4 em qualquer impressora, que terá um código de verificação (QR-code) aceito não só no Brasil, mas também nos países do Mercosul. Essa impressão pode ser feita a partir da Central de Serviços do DetranRS, ou do Portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Veja o passo a passo de como gerar o seu CRLV digital, ou imprimir o documento no site www.detran.rs.gov.br, menu "veículos", seção "licenciamento".


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE