Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Curso de Nutrição da URI desenvolve receitas vegetarianas

Os pratos desenvolvidos foram hambúrguer de grão de bico e um de lentilha, e almôndegas e estrogonofe de grão de bico.

Secom URI
por  Secom URI
05/07/2023 10:07 – atualizado há 19 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com a finalidade de atender o público que não consome produtos de origem animal, alunas do Curso de Nutrição da URI (turma 2021), elaboraram pratos relacionados à alimentação vegetariana, uma vez que, conforme pesquisa realizada pelas estudantes, o número de pessoas que são adeptas ao veganismo cresceu 46% desde o ano de 2012.

A iniciativa fez parte da disciplina do Projeto Integrador III, ministrada pela professora Roseana Spinelli. Por isso, a ação teve como objetivo desenvolver uma atividade prática confeccionando receitas vegetarianas para substituírem os produtos de origem animal, em cardápios em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN).

No dia 23 de junho, as alunas convidaram nutricionistas das UAN para avaliarem as receitas desenvolvidas e saber se elas poderiam ser adicionadas ao cardápio das referidas unidades de alimentação. Os pratos desenvolvidos foram hambúrguer de grão de bico e um de lentilha, e almôndegas e estrogonofe de grão de bico.

Divulgação URI

As receitas foram analisadas pelas nutricionistas Jaíne Harka dos Santos e Damaris Saraiva da Silva, que fizeram a análise sensorial dos produtos observando gosto, sabor, aroma, textura e a viabilidade de inserir no cardápio da empresa.

A iniciativa se constituiu numa troca excelente de informações, pois as nutricionistas levantaram algumas questões práticas relacionadas a forma de preparo e o custo para a empresa. Em uma análise geral, as avaliadoras gostaram muito dos pratos apresentados que serão, posteriormente, oferecidos nas empresas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE