Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Cultura Italiana é pauta de reunião entre líderes da Amau e Fainors

Na oportunidade, a Amau foi convidada para participar de viagem para a Europa

Imprensa Amau
por  Imprensa Amau
03/05/2023 16:03 – atualizado há 2 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Federação das Associações Italianas do Norte e Nordeste do RS (Fainors), através de seu presidente, Marcos Dalla Rosa, esteve na sede da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), em Erechim, na terça-feira, 2. Foi recebido pelo presidente, Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul.

Na ocasião, foram apresentadas sugestões para fortalecer parceria com municípios do Alto Uruguai de colonização italiana, e entre as ações, projetos para preservação da língua italiana.

Na oportunidade, Marcos Dalla Rosa, convidou a Amau para participar de viagem de 18 dias para Itália e França, que acontecerá em setembro deste ano. No próximo dia 10, às 19 horas, na sede da Fainors, na Rua Torres Gonçalves, 731, acontece reunião com os interessados em participar da viagem e conhecer o programa e roteiro:

“Também sugerimos a inclusão, no 4º volume do livro ‘150 anos da imigração italiana’, dos municípios da Amau”, salientou Dalla Rosa.

Assunto também abordado durante a reunião foi a possibilidade da instalação do ‘Leão de San Marco’, símbolo oficial da região do Vêneto, na Itália, em praças dos municípios da Amau que tenham a colonização italiana na sua origem.

Com relação as aulas de italiano, ministrada pela Fainors na região Alto Uruguai, os dois presidentes falaram sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido por alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental nos municípios de Barra do Rio Azul e Ponte Preta.

"A nossa região é colonizada por várias etnias, entre elas italianas. Acredito que nossa associação de municípios, pode ajudar e muito, para que possamos preservar a cultura dos países de origem, que estão incrustados no nosso dia a dia”, destacou o presidente da Amau, Marcelo Arruda.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE