Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Creral e Mil Engenharia colocam em operação a maior usina solar flutuante do Brasil

A Creral distribui energia e atua na geração operando 15 usinas hídricas, solares e térmica.

Assessoria/Creral
por  Assessoria/Creral
16/03/2023 14:35 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O consórcio gaúcho formado pela Creral de Erechim e Mil Engenharia de Tapejara finalizou a construção da maior usina solar flutuante do Brasil. Montada sobre o alago da PCH Santa Marta, no município de Grão Mogol-MG, a UFV Veredas Sol e Lares já está em operação, com potência instalada de 1,2 MWp (megawatt pico), e capacidade para atender 1.250 famílias do semiárido no modelo de geração distribuída autoconsumo remoto em 21 municípios mineiros nas regiões dos Vales do Jequitinhonha e Rio Pardo.

A usina é de propriedade da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS) e contou com recursos do programa de pesquisa e desenvolvimento da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) que também cedeu o lago da PCH Santa Marta para a montagem dos painéis solares.

Ocupando uma área de 11 mil m² sobre o lago, a usina conta com 3.050 painéis fotovoltaicos monocristalino, dual glass e filme fino, mais 7.600 flutuadores e 60 mil metros de cabos. A casa de força localizada na margem conta com 14 inversores, transformadores e chaves de proteção. A energia gerada é lançada em média tensão no sistema de distribuição da Cemig até chegar nas casas das famílias cadastradas.

A montagem começou em setembro de 2022 e após finalizar e colocar a usina em funcionamento o consórcio ainda ficará responsável por operar a usina por um ano, período em que uma equipe será preparada para continuar a operação.

Para o presidente da Creral, Alderi do Prado, a obra foi muito importante para adquirir conhecimento e experiência. “Temos sete usinas hídricas em operação e outras em construção e projetos. Com o conhecimento que adquirimos temos agora a possibilidade de também implementar a geração híbrida utilizando a lâmina d’água das nossas usinas, o que pode aumentar muito a nossa capacidade de geração”, destaca Alderi.

A Creral é uma cooperativa que distribui energia na região norte do Rio Grande do Sul e atua na geração operando 15 usinas hídricas, solares e térmica. A Mil Engenharia atua em projetos elétricos, automação industrial e manutenção elétrica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE