Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Cooperativa investe R$ 31,5 mi em unidade para aumentar captação de arroz em 40%

Iniciativa visa diminuir as filas anuais para descarregamento

Canal Rural
por  Canal Rural
11/01/2024 16:02 – atualizado há 10 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Cotrisul, localizada na região central do Rio Grande do Sul, está finalizando um investimento de R$ 31,5 milhões na ampliação da unidade Graneleiro, visando resolver um dos principais desafios da cooperativa: as filas anuais para o descarregamento de arroz. Com a entrada em operação da nova estrutura, a cooperativa projeta um aumento de 40% na captação de arroz na safra de 2024, em comparação com a média dos últimos anos.

O presidente da Cotrisul, Gilberto da Fontoura, destaca que o investimento permitirá operar com três pontos de recebimento de grãos dentro da unidade Graneleiro, possibilitando receber arroz enquanto os outros pontos recebem soja. Isso deverá eliminar as filas de caminhões durante o período de entrega do cereal.

A expectativa é que a captação de arroz ultrapasse 1,1 milhão de sacos (em comparação com 727 mil sacos em 2023). A cooperativa construiu três novos silos, com capacidade para 170 mil sacos cada, e instalou equipamentos, incluindo moegas, um tombador, máquinas de pré-limpeza, instalação de secagem e um silo pulmão.

A ampliação da unidade Graneleiro também inclui um novo armazém de defensivos, previsto para 2024, aguardando licença de instalação da Fepam. Com as novas estruturas, a capacidade de armazenamento da unidade será aumentada de 1,1 milhão para 1,6 milhão de sacos, além da criação de 12 novos postos de trabalho, somando-se aos temporários contratados a cada safra. O arroz Cotrisul, beneficiado em Caçapava do Sul, atende principalmente os mercados consumidores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A cooperativa encerrou 2023 com 416 funcionários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE