Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Machadinho/Divulgação
Cidade

Conselheiros Tutelares eleitos receberam capacitação em Machadinho

Os encontros foram realizados nas dependências da Assistência Social do município, entre os dias 24 e 26

Assessoria Prefeitura de Machadinho
por  Assessoria Prefeitura de Machadinho
30/10/2023 16:44 – atualizado há 24 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última semana, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Machadinho, realizou uma capacitação para os conselheiros tutelares titulares e suplentes eleitos neste ano e que atuarão na função de 2024 a 2027. Realizado nas dependências da Assistência Social do município, entre os dias 24 e 26, o encontro pautou importantes temas para que o conselheiro tutelar possa atuar de maneira preventiva e da melhor forma dentro de sua comunidade.

A capacitação contou com o direcionamento dos trabalhos do instrutor, advogado e ex-conselheiro tutelar Jeferson Leon, que conduziu as propostas de trabalho e trabalhou assuntos relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescentes e suas atualizações, Sistema Integrado da Infância Nacional, adoção, guarda, infrequência escolar e demais temas que permitam a preparação do conselheiro para atuar na comunidade. 

“O Conselho Tutelar tem o poder estar entre o elo da comunidade, Conselho Tutelar e Poder público e isso é de extrema importância para que se garanta o direito da criança e do adolescente” afirmou Jeferson.

Na oportunidade o presidente do COMDICA, Hamilton Lauer Centelenghe, mencionou que o Conselho é representado por 16 pessoas que trabalharam durante dois anos para que fossem adotadas medidas e ações em prol da proteção das crianças e adolescentes. O processo eleitoral para a escolha dos conselheiros passou por diversas etapas e neste momento a capacitação fecha mais uma proposta de trabalho.

“Agradeço os conselheiros que se dedicaram ao longo do ano para que houvesse o andamento de todo o trabalho da instituição. Essa capacitação dá respaldo aos novos conselheiros para que haja a compreensão e entendimento de sua função, relação com as entidades de rede e principalmente a obrigação de proteger a criança e do adolescente” enfatizou Hamilton.

No dia 28 de novembro haverá a instituição e posse de novos conselheiros do COMDICA que atuarão durante dois anos. Os novos conselheiros tutelares tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024 e a partir desta data estarão prestando o seu serviço à comunidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE