Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Comunidade está cada dia mais comprometida com a transformação digital dos serviços públicos

“Saímos de 5% para os atuais 56,25% de serviços digitalizados, o que representa um marco para a gestão pública municipal de Erechim”, afirma a secretária de Administração, Izabel Ribeiro

Assessoria da PM de Erechim
por  Assessoria da PM de Erechim
18/08/2022 20:33 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização se reuniu, nesta semana, no Salão Nobre da prefeitura, para avaliar, identificar gargalos, propor soluções aos desafios e obstáculos ao processo de transformação digital de todas as secretarias da administração municipal de Erechim. 

O resultado da reunião foi, novamente, satisfatório, já que novos serviços digitais estão sendo disponibilizados para a população.

Construção gradativa

Do dia 2 a 17 deste mês, 78,94% dos processos abertos pela população foram de forma digital, o que mostra que a comunidade está a cada dia mais comprometida com a transformação digital. Outro exemplo, nos dias 6, 7, 13 e 14 deste mês, todos os processos foram abertos de maneira 100% digital”, observa o coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini.

“A comunidade também está vendo os benefícios de todo este processo, porque a pessoa não precisa mais ir até o setor de Protocolo da prefeitura para fazer a sua solicitação, muitos serviços já podem ser acessados pelo site ou via aplicativo no celular. E isso faz toda a diferença tanto para quem pede o serviço quanto para o funcionamento da estrutura administrativa, porque gera economia e agilidade para o Poder Público e o contribuinte”, observa.

Avaliação positiva

Conforme a secretária de Administração, Izabel Ribeiro, a avaliação do processo de transformação digital, até o momento, é muito positiva. “Iniciamos a transformação digital no ano passado e conseguimos, na etapa inicial, andar pouco mais de 5%, foi muito difícil. 

Neste ano, a situação foi bem diferente, com o engajamento dos servidores neste projeto e a colaboração da população, saímos de 5% para os atuais 56,25% de serviços digitalizados, o que representa um marco para a gestão pública municipal de Erechim, município com mais de 100 mil habitantes”, observa a secretária.

A secretária de Administração, Izabel Ribeiro, explica que o município de Erechim realiza 304 tipos de processos administrativos. 

“Hoje, 171 processos estão totalmente digitalizados (56,25% do total), outros 122 são totalmente físicos (40,13%); e 11 estão no status de abertura física ou digital (3,62%)”, observa.

A meta para este ano é chegar aos 90% dos serviços públicos digitalizados. Quanto mais se avança mais difícil e desafiador fica a transformação digital, porque abrange tudo que a prefeitura faz, inclusive, serviços muito complexos e vitais, no sentido estrito do termo, como por exemplo a saúde pública.

A transformação digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e faz parte do programa municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE